CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ACE 1 NO CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNICAS AGRÁRIAS - UFAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99444 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6307 "inscrito_id" => 19166 "titulo" => "CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ACE 1 NO CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNICAS AGRÁRIAS - UFAL" "resumo" => "A monitoria é parte importante do processo de ensino-aprendizagem, em especial no ambiente universitário. Pode ser definida como um dispositivo pedagógico de troca de conhecimentos que envolve educadores e educandos, estabelecendo novas relações dentro do ambiente educacional. Durante o ensino remoto, a monitoria ganhou novos vieses, tornou-se mais evidente a importância dos estudantes-monitores, na construção, publicização de conhecimento e mediação de ferramentas pedagógicas e plataformas digitais que garantissem a participação dos demais alunos nos momentos de aulas síncronas e nas atividades extracurriculares. Com a obrigatoriedade da curricularização da extensão, como indicativo do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), surgiu a disciplina e a monitoria de Atividades Curriculares de Extensão (ACE 1 – Diagnósticos em Comunidade), que faz parte da grade de matérias obrigatórias dos cursos de Agronomia, Agroecologia, Zootecnia e demais cursos do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), com carga horária total de 61 horas. Nesse trabalho, objetivou-se descrever as ações ligadas a monitoria da disciplina de ACE 1 no CECA/UFAL, discutindo as contribuições da monitoria no processo de curricularização da extensão e da construção de conhecimentos no ambiente da educação formal. As atividades desenvolvidas dentro da disciplina de ACE 1, numa parceria professor orientador e monitoras, tiveram participação ativa dos discentes, apesar das dificuldades imposta pelo ensino remoto. O caminhar metodológico na execução da disciplina incentivou o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação por parte dos estudantes, demonstrando a potência que tem a extensão para o desenvolvimento territorial, quando a universidade e as comunidades de seu entorno devem trabalham coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19166_TB6307_20062023191720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRÍSEA CRISTINA NASCIMENTO DE CRISTO" "autor_nome_curto" => "CRÍSEA" "autor_email" => "crisea.cristo@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99444 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6307 "inscrito_id" => 19166 "titulo" => "CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: EXPERIÊNCIA DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE ACE 1 NO CAMPUS DE ENGENHARIAS E CIÊNICAS AGRÁRIAS - UFAL" "resumo" => "A monitoria é parte importante do processo de ensino-aprendizagem, em especial no ambiente universitário. Pode ser definida como um dispositivo pedagógico de troca de conhecimentos que envolve educadores e educandos, estabelecendo novas relações dentro do ambiente educacional. Durante o ensino remoto, a monitoria ganhou novos vieses, tornou-se mais evidente a importância dos estudantes-monitores, na construção, publicização de conhecimento e mediação de ferramentas pedagógicas e plataformas digitais que garantissem a participação dos demais alunos nos momentos de aulas síncronas e nas atividades extracurriculares. Com a obrigatoriedade da curricularização da extensão, como indicativo do Plano Nacional de Educação (PNE/2014-2024), surgiu a disciplina e a monitoria de Atividades Curriculares de Extensão (ACE 1 – Diagnósticos em Comunidade), que faz parte da grade de matérias obrigatórias dos cursos de Agronomia, Agroecologia, Zootecnia e demais cursos do Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), com carga horária total de 61 horas. Nesse trabalho, objetivou-se descrever as ações ligadas a monitoria da disciplina de ACE 1 no CECA/UFAL, discutindo as contribuições da monitoria no processo de curricularização da extensão e da construção de conhecimentos no ambiente da educação formal. As atividades desenvolvidas dentro da disciplina de ACE 1, numa parceria professor orientador e monitoras, tiveram participação ativa dos discentes, apesar das dificuldades imposta pelo ensino remoto. O caminhar metodológico na execução da disciplina incentivou o pensamento crítico, a criatividade e a comunicação por parte dos estudantes, demonstrando a potência que tem a extensão para o desenvolvimento territorial, quando a universidade e as comunidades de seu entorno devem trabalham coletivamente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID19166_TB6307_20062023191720.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRÍSEA CRISTINA NASCIMENTO DE CRISTO" "autor_nome_curto" => "CRÍSEA" "autor_email" => "crisea.cristo@ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }