POLÍTICAS PÚBLICAS: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FILOSOFIA PARA A CONSTRUÇÃO DO PROJETO DE VIDA DOS ALUNOS NA PERSPECTIVA DO NOVO ENSINO MÉDIO
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O escopo deste trabalho é discutir a oferta do componente curricular Filosofia nas escolas da rede estadual do Espírito Santo tendo por objeto a legislação do NEM em implantação nas escolas públicas no ano letivo de 2022. O objetivo consiste em investigar se o ensino de Filosofia oferece contribuições no processo de construção projeto de vida dos alunos do Ensino Médio. Para investigar tal problema, buscou-se uma pesquisa documental em associação com a pesquisa na abordagem qualitativa e nos procedimentos da pesquisa do tipo Estudo de Caso, com 04 professores de Filosofia. Para produção de dados recorreu-se ao uso de entrevistas semiestruturadas, analisados por meio da análise do conteúdo. Os resultados mostram que os professores entendem que a Filosofia pode contribuir com o Projeto de Vida do estudante, mas a oferta atual não potencializa o trabalho planejado pelo professorado. Todavia, o profissional busca formas de alcançar uma ação construtiva do currículo de Filosofia. 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