EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7735 "inscrito_id" => 21858 "titulo" => "EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ" "resumo" => "Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21858_TB7735_20062023235738.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KAROLYNE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna.silva33@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100497 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7735 "inscrito_id" => 21858 "titulo" => "EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ" "resumo" => "Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21858_TB7735_20062023235738.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA KAROLYNE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "bruna.silva33@outlook.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }