DO LIVRO DIDÁTICO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNDO GLOBALIZADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 3879 "titulo" => "DO LIVRO DIDÁTICO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNDO GLOBALIZADO" "resumo" => "Formar professores qualificados com competência pedagógica para lidar com as demandas do mundo globalizado é desafiante, sobretudo, mediante o surgimento de uma nova organização social, que intitulamos de meio técnico-científico-informacional. Neste contexto, os métodos de ensino tradicionais centrados na memorização enciclopédica não apresentam eficiência, visto que, estamos cercados por informações, as quais estão disponíveis a todo momento na rede das redes, a famosa internet, e acessíveis por meio de um clique. Com base nisso, objetivamos neste trabalho, analisar as contribuições das tecnologias para a formação de professores, apresentando possibilidades para além do livro didático. Porquanto, trata-se de uma pesquisa explicativa de cunho qualitativa, construída através de levantamentos bibliográficos, com isso, enfatizamos a interligação entre educação, tecnologia e o papel social dos professores diante das frenéticas transformações que são propagadas pela globalização. Deste modo, educar na contemporaneidade exige uma multiplicidade de saberes, fazeres e experiências, logo o bom professor é aquele que alicerça sua prática na reflexividade, bem como em metodologias atrativas e, por sua vez, contextualizadas à realidade. Para isto, se deve pensar as tecnologias como uma possibilidade promissora para a construção significativa da educação, especialmente, os ensinamentos geográficos. Como resultados constatamos a existência de concepção metodológicas instigantes, capazes de envolver o alunado como protagonistas do seu aprendizado, além da dinamicidade das tecnologias para promover a proatividade da relação aluno-professor e a grande disponibilidade de mídias e app´s que foram ressignificados a favor do ensino como as ferramentas do Google. Contudo, apesar das potencialidades das tecnologias, reconhecemos a fragilidade na infraestrutura das instituições de ensino, principalmente, no setor público, assim como a desigualdade de acesso. Por fim, ressalvamos que a utilização das tecnologias por si não garante a superação da educação tradicional e que o professor é um ser indispensável para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3879_TB2480_10122023123024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA ANSELMO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "SAMARA ANSELMO" "autor_email" => "samaraalbuquerque10@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96523 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 3879 "titulo" => "DO LIVRO DIDÁTICO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS: OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO MUNDO GLOBALIZADO" "resumo" => "Formar professores qualificados com competência pedagógica para lidar com as demandas do mundo globalizado é desafiante, sobretudo, mediante o surgimento de uma nova organização social, que intitulamos de meio técnico-científico-informacional. Neste contexto, os métodos de ensino tradicionais centrados na memorização enciclopédica não apresentam eficiência, visto que, estamos cercados por informações, as quais estão disponíveis a todo momento na rede das redes, a famosa internet, e acessíveis por meio de um clique. Com base nisso, objetivamos neste trabalho, analisar as contribuições das tecnologias para a formação de professores, apresentando possibilidades para além do livro didático. Porquanto, trata-se de uma pesquisa explicativa de cunho qualitativa, construída através de levantamentos bibliográficos, com isso, enfatizamos a interligação entre educação, tecnologia e o papel social dos professores diante das frenéticas transformações que são propagadas pela globalização. Deste modo, educar na contemporaneidade exige uma multiplicidade de saberes, fazeres e experiências, logo o bom professor é aquele que alicerça sua prática na reflexividade, bem como em metodologias atrativas e, por sua vez, contextualizadas à realidade. Para isto, se deve pensar as tecnologias como uma possibilidade promissora para a construção significativa da educação, especialmente, os ensinamentos geográficos. Como resultados constatamos a existência de concepção metodológicas instigantes, capazes de envolver o alunado como protagonistas do seu aprendizado, além da dinamicidade das tecnologias para promover a proatividade da relação aluno-professor e a grande disponibilidade de mídias e app´s que foram ressignificados a favor do ensino como as ferramentas do Google. Contudo, apesar das potencialidades das tecnologias, reconhecemos a fragilidade na infraestrutura das instituições de ensino, principalmente, no setor público, assim como a desigualdade de acesso. Por fim, ressalvamos que a utilização das tecnologias por si não garante a superação da educação tradicional e que o professor é um ser indispensável para o sucesso do processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3879_TB2480_10122023123024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA ANSELMO DE ALBUQUERQUE" "autor_nome_curto" => "SAMARA ANSELMO" "autor_email" => "samaraalbuquerque10@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }