DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99461 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6326 "inscrito_id" => 17813 "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos problemas e dificuldades do ensino remoto no Campus de Pau dos Ferros da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O trabalho consiste em uma análise fundamentada dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. Os tópicos abordados seguem uma sequência que inclui introdução, discussões sobre a pandemia e desigualdade, educação em geral, ensino remoto e comparação entre educação remota e educação a distância. Autores como Durkheim (2011), Salomão Ximenes, Fernando Cássio (2020) e Behar (2020), além da Lei n° 9394/1996, entre outros foram utilizados como fundamentação teórica. O estudo busca oferecer uma visão abrangente dos problemas enfrentados no ensino remoto durante a pandemia, considerando aspectos teóricos e legislações pertinentes. Utilizamos uma abordagem quantitativa descritiva por meio de uma pesquisa de opinião, utilizando um formulário online para coletar dados. Ressalta-se que, embora o formulário online tenha limitações, como a falta de interação direta com os colaboradores, ele contribuiu para produzir informações que foram analisadas e poderão ser exploradas de forma mais aprofundada no futuro. Pretendemos explorar as percepções de professores e alunos da universidade sobre a aprendizagem durante as aulas remotas. O estudo utilizou gráficos na análise dos dados, o que proporcionou uma compreensão das percepções e dificuldades enfrentadas por alunos e professores no contexto da pandemia. Essa abordagem permitiu obter uma visão abrangente das limitações dos envolvidos no ensino remoto, tanto discentes quanto docentes, fornecendo informações valiosas sobre o tema. Com base nas respostas obtidas, é evidente que uma das maiores dificuldades das aulas não presenciais é a falta de contato físico entre alunos e professores. Dentre os resultados, a maioria dos professores que responderam ao questionário teve que modificar suas metodologias de ensino, de alguma forma, para se adaptar ao contexto em que estavam inseridos naquele momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17813_TB6326_20112023112231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON RAYOL TARGINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON RAYOL" "autor_email" => "jeffrayol43@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99461 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6326 "inscrito_id" => 17813 "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES E ALUNOS NO ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: O CASO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE." "resumo" => "Este artigo tem como objetivo realizar uma análise dos problemas e dificuldades do ensino remoto no Campus de Pau dos Ferros da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. O trabalho consiste em uma análise fundamentada dos desafios do ensino remoto durante a pandemia. Os tópicos abordados seguem uma sequência que inclui introdução, discussões sobre a pandemia e desigualdade, educação em geral, ensino remoto e comparação entre educação remota e educação a distância. Autores como Durkheim (2011), Salomão Ximenes, Fernando Cássio (2020) e Behar (2020), além da Lei n° 9394/1996, entre outros foram utilizados como fundamentação teórica. O estudo busca oferecer uma visão abrangente dos problemas enfrentados no ensino remoto durante a pandemia, considerando aspectos teóricos e legislações pertinentes. Utilizamos uma abordagem quantitativa descritiva por meio de uma pesquisa de opinião, utilizando um formulário online para coletar dados. Ressalta-se que, embora o formulário online tenha limitações, como a falta de interação direta com os colaboradores, ele contribuiu para produzir informações que foram analisadas e poderão ser exploradas de forma mais aprofundada no futuro. Pretendemos explorar as percepções de professores e alunos da universidade sobre a aprendizagem durante as aulas remotas. O estudo utilizou gráficos na análise dos dados, o que proporcionou uma compreensão das percepções e dificuldades enfrentadas por alunos e professores no contexto da pandemia. Essa abordagem permitiu obter uma visão abrangente das limitações dos envolvidos no ensino remoto, tanto discentes quanto docentes, fornecendo informações valiosas sobre o tema. Com base nas respostas obtidas, é evidente que uma das maiores dificuldades das aulas não presenciais é a falta de contato físico entre alunos e professores. Dentre os resultados, a maioria dos professores que responderam ao questionário teve que modificar suas metodologias de ensino, de alguma forma, para se adaptar ao contexto em que estavam inseridos naquele momento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID17813_TB6326_20112023112231.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEFERSON RAYOL TARGINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JEFERSON RAYOL" "autor_email" => "jeffrayol43@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }