FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CATALOGANDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99002 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5742 "inscrito_id" => 20840 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CATALOGANDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "O artigo ora apresentado tem por objetivo catalogar e analisar na produção acadêmica brasileira o tratamento dado à temática “Formação de Professores e Programa Residência Pedagógica”, a fim de localizar e compreender que aspectos, espaços geográficos e recortes históricos têm recebido destaque nessa área do conhecimento. Esta revisão sistemática, está restrita à produção acadêmica em educação nos periódicos nacionais A1, A2, A3 e A4, no período de 2017-2022. Em conformidade com a lista gerada pela CAPES, quadriênio 2017-2020, realizamos uma busca nos sites das referidas revistas e também em base de dados indexadas, como a SciELO, mediante a utilização dos seguintes descritores: ‘Residência Pedagógica e Formação Docente’, ‘Residência Docente e Formação de Professores’, ‘Docência e Residência Pedagógica’, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado’. Os artigos encontrados nesta etapa do mapeamento foram organizados em quadros gerais discriminando os seguintes aspectos: título do periódico, autor(es), filiação institucional, palavras-chave, período e localização do objeto estudado, ano da publicação, título do artigo. Foram catalogados 65 artigos veiculados em periódicos com qualis A, revelando um significativo número de estudos/pesquisas principalmente sobre Formação de Professores e a Residência Pedagógica e, ao mesmo tempo, sinalizando para uma lacuna no que se refere aos estudos de matriz geográfica e histórica. Almejando uma análise mais qualitativa, os artigos foram organizados em tabelas considerando os seguintes aspectos: a) Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; b) Ano da publicação c) Filiação institucional; d) Autorias; e) Enfoque temático; f) Aportes Teóricos. Catalogar os periódicos acadêmicos nacionais com qualis A nos permitiu identificar algumas tendências e, também, outra lacuna, ao nosso ver, a carência de trabalhos que tratem particularmente da relação entre a proposta de formação docente da Paraíba e a do Programa Residência Pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818fce578fe_19122023094254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:42:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MOREIRA DIAS GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "Evelyn Gonzalez" "autor_email" => "evelyngonzalez.md@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99002 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5742 "inscrito_id" => 20840 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CATALOGANDO A PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS PERIÓDICOS NACIONAIS" "resumo" => "O artigo ora apresentado tem por objetivo catalogar e analisar na produção acadêmica brasileira o tratamento dado à temática “Formação de Professores e Programa Residência Pedagógica”, a fim de localizar e compreender que aspectos, espaços geográficos e recortes históricos têm recebido destaque nessa área do conhecimento. Esta revisão sistemática, está restrita à produção acadêmica em educação nos periódicos nacionais A1, A2, A3 e A4, no período de 2017-2022. Em conformidade com a lista gerada pela CAPES, quadriênio 2017-2020, realizamos uma busca nos sites das referidas revistas e também em base de dados indexadas, como a SciELO, mediante a utilização dos seguintes descritores: ‘Residência Pedagógica e Formação Docente’, ‘Residência Docente e Formação de Professores’, ‘Docência e Residência Pedagógica’, Residência Pedagógica e Estágio Supervisionado’. Os artigos encontrados nesta etapa do mapeamento foram organizados em quadros gerais discriminando os seguintes aspectos: título do periódico, autor(es), filiação institucional, palavras-chave, período e localização do objeto estudado, ano da publicação, título do artigo. Foram catalogados 65 artigos veiculados em periódicos com qualis A, revelando um significativo número de estudos/pesquisas principalmente sobre Formação de Professores e a Residência Pedagógica e, ao mesmo tempo, sinalizando para uma lacuna no que se refere aos estudos de matriz geográfica e histórica. Almejando uma análise mais qualitativa, os artigos foram organizados em tabelas considerando os seguintes aspectos: a) Recorte temporal e geográfico do objeto de estudo; b) Ano da publicação c) Filiação institucional; d) Autorias; e) Enfoque temático; f) Aportes Teóricos. Catalogar os periódicos acadêmicos nacionais com qualis A nos permitiu identificar algumas tendências e, também, outra lacuna, ao nosso ver, a carência de trabalhos que tratem particularmente da relação entre a proposta de formação docente da Paraíba e a do Programa Residência Pedagógica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818fce578fe_19122023094254.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:42:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EVELYN MOREIRA DIAS GONZALEZ" "autor_nome_curto" => "Evelyn Gonzalez" "autor_email" => "evelyngonzalez.md@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }