LUSTOSA, Rozeane Pereira et al.. A leitura e escrita no processo de alfabetização. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99134>. Acesso em: 22/11/2024 13:03
Com o desgaste do modelo de ensino tradicional, as Metodologias Ativas surgiram para revolucionar a educação, proporcionando aos discentes meios para guiar a sua aprendizagem, dessa forma o docente será um facilitador, guiando e auxiliando o discente, permitindo que ele aprenda de maneira autônoma. O presente estudo tem por objetivo entender que as metodologias ativas são estratégias de ensino que incentivam o desenvolvimento, a autonomia, a confiança e a criticidade, trazendo um maior engajamento e motivação aos alunos de forma integral, além de ampliar protagonismo e a aprendizagem. Nesse sentido, a presente pesquisa integrativa realizou por meio da revisão de literatura o estudo de 09 artigos. Como resultados, verificou-se através dos artigos que em todas as práticas educacionais onde as metodologias ativas foi inserida, ela tem contribuído para uma aprendizagem significativa, tornando os discentes mais autônomos, motivando os docentes nas práticas de ensino, tornando as aulas mais atrativas e dinâmicas, desafiando os alunos a resolver situações diversas, tornando um aliado ao ensino remoto, além de contribuir na formação acadêmica dos futuros professores, portanto as metodologias ativas aliado com as tecnologias, trouxe um grande avanço em todas as áreas da educação. Conclui-se neste estudo que as metodologias ativas, proporciona diversas possibilidades ao processo de ensino-aprendizagem, direcionando os discentes a participarem da sua aprendizagem de forma integral, desta forma as práticas pedagógicas são beneficiadas, lapidando assim, o processo educativo.