O presente trabalho trata de uma pesquisa qualiquantitativa de caráter bibliográfico em que, a partir do levantamento das provas de concursos públicos (de cunho municipal e estadual) realizados na região do Potengi Norte Rio Grandense, pudemos elaborar apostilas com atividades envolvendo conceitos matemáticos vistos durante o curso de Licenciatura em Matemática do IFRN campus São Paulo do Potengi. Também realizamos um estudo das ementas das disciplinas presentes no Projeto Pedagógico do Curso (PPC-2018) visando a categorização das questões segundo os conteúdos encontrados. Desta forma, buscamos contribuir para melhor qualificação do futuro profissional da área que deseja atuar na nossa região. Em vista disso, o levantamento realizado serviu de base para um estudo detalhado das provas com o objetivo de compreender quais conceitos matemáticos foram explorados e quais habilidades foram exigidas para a resolução das questões. Estes dados foram estruturados e serão apresentados na forma de tabelas e gráficos no decorrer do texto final. Por fim, as questões foram organizadas em uma Apostila de acordo com os conteúdos encontrados nas componentes curriculares do PPC (2018) seguido pela Licenciatura em Matemática do IFRN-SPP. Com este estudo pretendemos destacar para os discentes da licenciatura a importância das disciplinas e conteúdos vistos durante sua formação, além de, prepará-los para o mercado de trabalho.