ALIMENTOS SAUDÁVEIS: REGISTROS DE UM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98538 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5138 "inscrito_id" => 18109 "titulo" => "ALIMENTOS SAUDÁVEIS: REGISTROS DE UM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva socializar a sistematização do estágio obrigatório – Estágio IV – Anos Iniciais, realizado no primeiro semestre de 2022, no curso de Pedagogia, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O estágio foi organizado em dois momentos na escola campo de estágio: observação e docência. O aporte teórico pautou-se em estudos de Imbernóm (2019), Pimenta (2014), Ferreira e Lacerda (2017) e outros autores que tratam da formação docente, o estágio e as práticas educativas. A partir deles refletimos sobre a importância do processo de observar e desenvolver ações pedagógicas significativas durante a docência. No período de estágio foi acompanhada uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Blumenau, SC. Usamos o diário de bordo como instrumento para fazer as anotações pontuais da professora regente, ou seja, para produção de dados. Para a realização da docência foi desenvolvida, alinhada com o planejamento da professora regente, práticas educativas significativas para os estudantes, a partir do que estavam comendo durante o recreio escolar. Atuamos com os componentes curriculares de História, Matemática e Ciências. Dentre as práticas destacamos práticas desenvolvidas a partir de problemas reais dos educandos. Aos resultados das dinâmicas e das atividades em grupo e individual mostraram que práticas a partir de problemas reais tornam a aprendizagem significativa aos estudantes. O estágio, de uma maneira geral, contribuiu para que a teoria adquirida durante o curso fosse enfim, aplicada na prática. Dando ênfase ao processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18109_TB5138_04102023203450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MAÇANEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.macaneiro2@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98538 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5138 "inscrito_id" => 18109 "titulo" => "ALIMENTOS SAUDÁVEIS: REGISTROS DE UM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO" "resumo" => "O presente trabalho objetiva socializar a sistematização do estágio obrigatório – Estágio IV – Anos Iniciais, realizado no primeiro semestre de 2022, no curso de Pedagogia, na Universidade Regional de Blumenau (FURB). O estágio foi organizado em dois momentos na escola campo de estágio: observação e docência. O aporte teórico pautou-se em estudos de Imbernóm (2019), Pimenta (2014), Ferreira e Lacerda (2017) e outros autores que tratam da formação docente, o estágio e as práticas educativas. A partir deles refletimos sobre a importância do processo de observar e desenvolver ações pedagógicas significativas durante a docência. No período de estágio foi acompanhada uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal de Blumenau, SC. Usamos o diário de bordo como instrumento para fazer as anotações pontuais da professora regente, ou seja, para produção de dados. Para a realização da docência foi desenvolvida, alinhada com o planejamento da professora regente, práticas educativas significativas para os estudantes, a partir do que estavam comendo durante o recreio escolar. Atuamos com os componentes curriculares de História, Matemática e Ciências. Dentre as práticas destacamos práticas desenvolvidas a partir de problemas reais dos educandos. Aos resultados das dinâmicas e das atividades em grupo e individual mostraram que práticas a partir de problemas reais tornam a aprendizagem significativa aos estudantes. O estágio, de uma maneira geral, contribuiu para que a teoria adquirida durante o curso fosse enfim, aplicada na prática. Dando ênfase ao processo de ensino-aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID18109_TB5138_04102023203450.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MAÇANEIRO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.macaneiro2@hotma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }