Este texto é um excerto da tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS, com o objetivo de apresentar e analisar a avaliação da aprendizagem no contexto da educação inclusiva voltando o olhar para a perspectiva cultural-histórica. Com objetivo de averiguar o valor heurístico da Teoria da Subjetividade para a preparação par ao exercício docente, propomos um curso de formação continuada valendo-se da pesquisa-formação, realizada de maneira colaborativa onde todos os participantes são incentivados a assumir a posição de sujeitos e atores emancipados, ao invés de dar-lhes apenas o papel de participantes da pesquisa. Entendendo as configurações subjetivas como realidades não estáticas e não lineares, é importante mencionar que no percurso desta pesquisa as relações entre os sujeitos em diversos espaços sociais sofreram alterações intensas com a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19. Como resultado disso, ficamos restringidos de nos reunir presencialmente e tivemos de realizar algumas alterações na proposta dessa pesquisa para se tornar viável sua realização. Decidimos então utilizar os recursos digitais da tecnologia da comunicação, o que permitiu uma nova configuração nas relações dos sujeitos participantes da formação continuada. As características dessa configuração se aproximam aos princípios da pesquisa netnográfica, assim, para zelar pelo rigor científico deste modo de pesquisa, nos apropriamos deste termo. a importância de se promover espaços de preparação para o exercício da docência na Educação Inclusiva, na qual seja possível a emergência da condição do professor enquanto sujeito, utilizando elementos associados à criatividade na aprendizagem. Dentre outras questões, conluimos que a importância da promoção do professor enquanto sujeito de sua trajetória formativa está relacionada com a Teoria da Subjetividade entendemos que, quando o professor exerce o papel de produtor de saber pedagógico, este projeta-se como sujeito legitimando seu valor, sendo capaz de gerar ações singulares.