O USO DE SOFTWARES NAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO DO PPGEP/IFRN (2015-2020)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97548 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3853 "inscrito_id" => 2083 "titulo" => "O USO DE SOFTWARES NAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO DO PPGEP/IFRN (2015-2020)" "resumo" => "A presente pesquisa, documental e bibliográfica, de cunho qualitativo, procurou analisar o uso de softwares como instrumento de pesquisa para o tratamento de dados nas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – PPGEP/IFRN. Foram analisadas noventa e quatro dissertações, presentes no site oficial do PPGEP/IFRN, de 2015 a 2020. No entanto, identificamos o uso de softwares, em apenas cinco delas, correspondendo assim, a um pouco mais de 5% do total. Para tanto, utilizamos o Estado do Conhecimento de acordo com Morosini e Fernandes (2014) como instrumento de pesquisa. Nossa pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa e a pesquisa em ciências sociais e humanas de acordo com Santos (2008), César Jr. (2011), Fragoso, Recuerdo e Amaral (2011). Discutimos as definições de Sociedade Informacional e Sociedade do Conhecimento de acordo com Burch (2005); o conceito e os tipos de software de acordo com Schlosser, Frasson & Cantorani (2019). Ressalto que, alguns discentes que desenvolveram suas pesquisas no âmbito do PPGEP/IFRN, podem até ter utilizado algum tipo de software de tratamento de dados investigativos, porém não deixaram explícita tal evidência em seus textos. Isto posto, considero sugerir a promoção de capacitação de pesquisadores quanto ao uso de softwares em suas pesquisas de cunho qualitativo, uma vez que o uso destes atua como facilitador para a obtenção de resultados nas pesquisas. Acreditamos, dessa maneira, que poderemos contribuir com o referido Programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2083_TB3853_14082023181215.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE BRITO CRUZ" "autor_nome_curto" => "Cristiane De Br" "autor_email" => "cristianebrito1978@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97548 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3853 "inscrito_id" => 2083 "titulo" => "O USO DE SOFTWARES NAS PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UM ESTUDO NO DO PPGEP/IFRN (2015-2020)" "resumo" => "A presente pesquisa, documental e bibliográfica, de cunho qualitativo, procurou analisar o uso de softwares como instrumento de pesquisa para o tratamento de dados nas pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – PPGEP/IFRN. Foram analisadas noventa e quatro dissertações, presentes no site oficial do PPGEP/IFRN, de 2015 a 2020. No entanto, identificamos o uso de softwares, em apenas cinco delas, correspondendo assim, a um pouco mais de 5% do total. Para tanto, utilizamos o Estado do Conhecimento de acordo com Morosini e Fernandes (2014) como instrumento de pesquisa. Nossa pesquisa trata-se de uma abordagem qualitativa e a pesquisa em ciências sociais e humanas de acordo com Santos (2008), César Jr. (2011), Fragoso, Recuerdo e Amaral (2011). Discutimos as definições de Sociedade Informacional e Sociedade do Conhecimento de acordo com Burch (2005); o conceito e os tipos de software de acordo com Schlosser, Frasson & Cantorani (2019). Ressalto que, alguns discentes que desenvolveram suas pesquisas no âmbito do PPGEP/IFRN, podem até ter utilizado algum tipo de software de tratamento de dados investigativos, porém não deixaram explícita tal evidência em seus textos. Isto posto, considero sugerir a promoção de capacitação de pesquisadores quanto ao uso de softwares em suas pesquisas de cunho qualitativo, uma vez que o uso destes atua como facilitador para a obtenção de resultados nas pesquisas. Acreditamos, dessa maneira, que poderemos contribuir com o referido Programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2083_TB3853_14082023181215.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTIANE DE BRITO CRUZ" "autor_nome_curto" => "Cristiane De Br" "autor_email" => "cristianebrito1978@gmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }