CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FRONTEIRIÇA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF)
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5367 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FRONTEIRIÇA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF)" "resumo" => "Notando a relevância do debate sobre a educação das escolas de fronteiras de forma integrante, esse artigo tem como objetivos apresentar o conceito de fronteira cultural, mais específico em relação às cidades gêmeas e verificar a influência da implantação do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Foram analisadas a grade curricular das escolas, tendo em vista a relação das identidades e multiculturalidades sociais dos alunos e dos habitantes fronteiriços. O PEIF foi desenvolvido tendo como visão o formato da educação integral, a carga horária de até sete horas diárias que têm os alunos que participam do programa e o currículo intercultural, este prepara os estudantes para conviver no contexto cultural fronteiriço, marcado por integrações e exclusões culturais existentes providas de um povo com constante troca cultural de diversos países. Com estes objetivos, foram analisadas algumas escolas nos municípios que possuem fronteira com o Uruguai, Brasil e Paraguai, como Santana do Livramento e Porto Xavier, ambas localizadas no Rio Grande do Sul (RS). Com base na teoria inatista e construtivista de WALLON (2007) e na visão histórica e econômica da região segundo PESAVENTO (2006), foram encontradas falhas na metodologia como a falta de preparação das instituições para receber o nível do aluno que chega à escola, também uma dificuldade de interação entre os alunos e professores nativos com os professores imigrantes. Essa falha reflete na aprendizagem e na quantidade de estudantes que abandonam esse programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID430_TB5367_20062023015751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACRYSLA YOHANNA ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "MACRYSLA" "autor_email" => "macrysla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98718 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5367 "inscrito_id" => 430 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FRONTEIRIÇA NO ÂMBITO DO PROGRAMA ESCOLAS INTERCULTURAIS DE FRONTEIRA (PEIF)" "resumo" => "Notando a relevância do debate sobre a educação das escolas de fronteiras de forma integrante, esse artigo tem como objetivos apresentar o conceito de fronteira cultural, mais específico em relação às cidades gêmeas e verificar a influência da implantação do Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Foram analisadas a grade curricular das escolas, tendo em vista a relação das identidades e multiculturalidades sociais dos alunos e dos habitantes fronteiriços. O PEIF foi desenvolvido tendo como visão o formato da educação integral, a carga horária de até sete horas diárias que têm os alunos que participam do programa e o currículo intercultural, este prepara os estudantes para conviver no contexto cultural fronteiriço, marcado por integrações e exclusões culturais existentes providas de um povo com constante troca cultural de diversos países. Com estes objetivos, foram analisadas algumas escolas nos municípios que possuem fronteira com o Uruguai, Brasil e Paraguai, como Santana do Livramento e Porto Xavier, ambas localizadas no Rio Grande do Sul (RS). Com base na teoria inatista e construtivista de WALLON (2007) e na visão histórica e econômica da região segundo PESAVENTO (2006), foram encontradas falhas na metodologia como a falta de preparação das instituições para receber o nível do aluno que chega à escola, também uma dificuldade de interação entre os alunos e professores nativos com os professores imigrantes. Essa falha reflete na aprendizagem e na quantidade de estudantes que abandonam esse programa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID430_TB5367_20062023015751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MACRYSLA YOHANNA ARAUJO SILVA" "autor_nome_curto" => "MACRYSLA" "autor_email" => "macrysla@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }