APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4838 "inscrito_id" => 19272 "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALBERES" "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98301 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4838 "inscrito_id" => 19272 "titulo" => "APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DA BIOLOGIA CELULAR" "resumo" => "O trabalho teve como objetivo aplicar uma Sequência Didática (SD) no ensino de Biologia Celular para estudantes do Ensino Médio. Os conteúdos da Biologia Celular apresentam uma quantidade e complexidade de conceitos à vista desarmada. Isso faz com que, a abordagem de termos, conceitos e processos biológicos sejam de difícil entendimento pelos alunos e por vezes, pelos professores. Sendo assim, é necessário o uso de propostas didático-pedagógicas que possibilitem a aprendizagem dos conceitos fundamentais abordados na disciplina de Biologia. A Sequência Didática representa um conjunto de atividades programadas e articuladas, visando a aprendizagem dos estudantes. A proposta envolveu os alunos do 1° Ano do Ensino Médio, da EREM Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco. A sequência foi desenvolvida e aplicada pelos Licenciandos em Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em três momentos: I- Aula-expositiva sobre o conceito de célula e Apresentação de um vídeo abordando as características gerais e propriedades da célula. II- Entrega de arguitivas para a resolução de algumas proposições e Discussão coletiva acerca dos questionamentos com mediação do professor da disciplina. III- Utilização de um aplicativo “Células” para a visualização das estruturas celulares em formato 3D. Durante a sequência, os estudantes eram solicitados a questionarem sobre o conteúdo abordado e muitos demostraram algumas fragilidades conceituais, as quais foram sendo ressignificadas a cada momento da sequência. Houve significativa sinergia entre os envolvidos em cada etapa proposta. A Sequência Didática permitiu melhor aprendizagem dos alunos no estudo relacionado à célula. Importante os professores desenvolverem propostas que possam estimular uma maior participação dos estudantes com o conteúdo apresentado em sala de aula, utilizando de recursos e estratégias diversas no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, considerando alguns conceitos e processos biológicos que são extremamente abstratos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID19272_TB4838_20102023132942.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALBERES VINÍCIOS CAVALCANTI DE MOURA" "autor_nome_curto" => "ALBERES" "autor_email" => "alberes.vcmoura@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }