EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E CONSCIENTES COM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97520 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3820 "inscrito_id" => 2396 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E CONSCIENTES COM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este estudo aborda os pressupostos relacionados à aplicação da educação midiática na formação de sujeitos críticos e conscientes de uma informação verdadeira e os cuidados com a propagação de informações através das redes digitais. Analisar como os benefícios e as consequências da propagação e formação de ideologia a partir de informações que são propagadas via internet tornou-se uma das maiores preocupações no século XXI, no contexto educacional é de grande importância destacar que a aplicação de conceitos relacionados a esse tipo de conteúdo tem como objetivo a formação e construção de sujeitos aptos a compreenderem o quanto é essencial uma informação verídica para construir conhecimento e saberes com relação a determinado conteúdo que está sendo repassado pelas mídias digitais. Objetivo é propor soluções práticas que desenvolvam habilidades sobre o uso das tecnologias digitais para formação cidadã dos adolescentes. Metodologia escolhida é a interventiva, no sentido de propor soluções práticas a realidade social, que ao mesmo tempo torne relevantes os aspectos psicológicos na aplicação da proposta. Dessa forma, a pesquisa qualitativa-quantitativa foi baseada em 3 etapas, sendo a primeira delas a coleta de dados bibliográficos, a segunda uma abordagem teórica dialógica com a turma, e por último a terceira movimento de reflexão-ação no desenvolvimento de produtos que favoreçam as mídias de comunicação e divulgação. Conclusão da proposta interventiva foi voltada ao protagonismo juvenil dos alunos com a elaboração de jornal digital institucional, páginas no instagram para a divulgação de informações úteis para a sociedade e construção de saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2396_TB3820_04102023225749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJÓ SILVA" "autor_nome_curto" => "Talissa Mariha" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97520 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3820 "inscrito_id" => 2396 "titulo" => "EDUCAÇÃO MIDIÁTICA: OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CRÍTICOS E CONSCIENTES COM RELAÇÃO À INFORMAÇÃO DIGITAL NO SÉCULO XXI" "resumo" => "Este estudo aborda os pressupostos relacionados à aplicação da educação midiática na formação de sujeitos críticos e conscientes de uma informação verdadeira e os cuidados com a propagação de informações através das redes digitais. Analisar como os benefícios e as consequências da propagação e formação de ideologia a partir de informações que são propagadas via internet tornou-se uma das maiores preocupações no século XXI, no contexto educacional é de grande importância destacar que a aplicação de conceitos relacionados a esse tipo de conteúdo tem como objetivo a formação e construção de sujeitos aptos a compreenderem o quanto é essencial uma informação verídica para construir conhecimento e saberes com relação a determinado conteúdo que está sendo repassado pelas mídias digitais. Objetivo é propor soluções práticas que desenvolvam habilidades sobre o uso das tecnologias digitais para formação cidadã dos adolescentes. Metodologia escolhida é a interventiva, no sentido de propor soluções práticas a realidade social, que ao mesmo tempo torne relevantes os aspectos psicológicos na aplicação da proposta. Dessa forma, a pesquisa qualitativa-quantitativa foi baseada em 3 etapas, sendo a primeira delas a coleta de dados bibliográficos, a segunda uma abordagem teórica dialógica com a turma, e por último a terceira movimento de reflexão-ação no desenvolvimento de produtos que favoreçam as mídias de comunicação e divulgação. Conclusão da proposta interventiva foi voltada ao protagonismo juvenil dos alunos com a elaboração de jornal digital institucional, páginas no instagram para a divulgação de informações úteis para a sociedade e construção de saber." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID2396_TB3820_04102023225749.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALISSA MARIHA FEIJÓ SILVA" "autor_nome_curto" => "Talissa Mariha" "autor_email" => "talissamfeijosilva@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }