A CONSTRUÇÃO DE UM RESPIRADOR ARTIFICIAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99349 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6187 "inscrito_id" => 21684 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM RESPIRADOR ARTIFICIAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "A abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm desempenhado um papel importante na formação de discentes, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem. Neste contexto, este trabalho descreve a construção de um respirador artificial como uma atividade motivadora para educandos, explorando conceitos de STEM de maneira prática e inovadora. O objetivo deste projeto foi envolver os discentes no desenvolvimento de um respirador artificial, promovendo o aprendizado de conceitos de STEM enquanto se abordava uma necessidade atual e relevante na área da saúde. Visou-se, neste contexto, estimular a colaboração em equipe, o pensamento criativo e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Primeiramente, os educandos foram introduzidos aos conceitos básicos de anatomia e fisiologia do sistema respiratório. Em seguida, foram apresentados aos princípios de engenharia envolvidos na construção de um respirador artificial. Por meio de atividades práticas, como montagem de circuitos elétricos, programação e prototipagem, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar importantes conceitos teóricos. Os discentes demonstraram entusiasmo e engajamento ao participar da construção do respirador artificial. Ao longo do projeto, desenvolveram habilidades técnicas, como programação e uso de ferramentas de medição e de eletrônica. Foi estimulada a aquisição de conhecimentos sobre o sistema respiratório, a importância da respiração artificial e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde e de engenharia no desenvolvimento de novos materiais. A construção de um respirador artificial utilizando STEM como ação motivadora da aprendizagem de educandos, mostrou-se uma abordagem eficaz para promover o interesse e o aprendizado em áreas relacionadas à ciência e engenharia. Além de adquirir conhecimentos teóricos, os educandos puderam desenvolver habilidades práticas, trabalhar em equipe e compreender a aplicação dos conceitos aprendidos na solução de problemas reais. Essa abordagem interdisciplinar pode estimular a formação de futuros profissionais mais preparados e engajados em enfrentar desafios científicos e tecnológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21684_TB6187_20062023182751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS FIGUEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz.nogueira@cefet-rj.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99349 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6187 "inscrito_id" => 21684 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE UM RESPIRADOR ARTIFICIAL ATRAVÉS DA ABORDAGEM STEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA" "resumo" => "A abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) têm desempenhado um papel importante na formação de discentes, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem. Neste contexto, este trabalho descreve a construção de um respirador artificial como uma atividade motivadora para educandos, explorando conceitos de STEM de maneira prática e inovadora. O objetivo deste projeto foi envolver os discentes no desenvolvimento de um respirador artificial, promovendo o aprendizado de conceitos de STEM enquanto se abordava uma necessidade atual e relevante na área da saúde. Visou-se, neste contexto, estimular a colaboração em equipe, o pensamento criativo e a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. Primeiramente, os educandos foram introduzidos aos conceitos básicos de anatomia e fisiologia do sistema respiratório. Em seguida, foram apresentados aos princípios de engenharia envolvidos na construção de um respirador artificial. Por meio de atividades práticas, como montagem de circuitos elétricos, programação e prototipagem, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar importantes conceitos teóricos. Os discentes demonstraram entusiasmo e engajamento ao participar da construção do respirador artificial. Ao longo do projeto, desenvolveram habilidades técnicas, como programação e uso de ferramentas de medição e de eletrônica. Foi estimulada a aquisição de conhecimentos sobre o sistema respiratório, a importância da respiração artificial e os desafios enfrentados pelos profissionais de saúde e de engenharia no desenvolvimento de novos materiais. A construção de um respirador artificial utilizando STEM como ação motivadora da aprendizagem de educandos, mostrou-se uma abordagem eficaz para promover o interesse e o aprendizado em áreas relacionadas à ciência e engenharia. Além de adquirir conhecimentos teóricos, os educandos puderam desenvolver habilidades práticas, trabalhar em equipe e compreender a aplicação dos conceitos aprendidos na solução de problemas reais. Essa abordagem interdisciplinar pode estimular a formação de futuros profissionais mais preparados e engajados em enfrentar desafios científicos e tecnológicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21684_TB6187_20062023182751.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ CARLOS FIGUEIRA NOGUEIRA" "autor_nome_curto" => "LUIZ" "autor_email" => "luiz.nogueira@cefet-rj.br" "autor_ies" => "CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA (CEFET/RJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }