É fundamental que o aprendizado dos conceitos de histologia comece em um laboratório equipado com microscópios ópticos e um acervo de lâminas permanentes que permitam a visualização de tecidos animais e vegetais. Mas na maioria das escolas, especialmente nas públicas, este não é ocaso. Portanto, transformar o aprendizado do conteúdo depende da capacidade do professor de encontrar os recursos necessários para despertar o interesse do aluno pelo assunto. Para tal efetividade é extremamente importante a utilização de recursos didáticos que auxilie no processo de ensino e aprendizagem, diante do pressuposto foi desenvolvido um kit na qual continha em seu interior um laser pointer, dois copos de tamanhos iguais, uma seringa (sem agulha) e um recipiente para inserir água com impurezas. A partir deste material foi desenvolvido aulas práticas para os alunos que cursam a disciplina de Biologia Celular do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na UFRPE, com o intuito de formar professores capacitados e preparados para os déficits existentes no processo de aprendizagem em escolas públicas. A imersão desenvolvida através da aplicação da atividade foi possível através da utilização do laser sendo apoiado aos dois recipientes, que por sua vez exerceu o papel de um retroprojetor diante do direcionamento de seu feixe de luz na gota de água impura, expandindo-se em uma parede escura e resultando em uma observação ampla de microrganismos presentes. Posteriormente a realização da prática, foi possível obter um feedback positivo dos estudantes, um indicativo para o despertar do interesse dos conhecimentos histológicos, além de capacitar a construção da aprendizagem de novos docentes.