FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESPECIFICIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100516 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7758 "inscrito_id" => 3256 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESPECIFICIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS." "resumo" => "A presente pesquisa busca analisar o processo de formação inicial de professores alfabetizadores de crianças da rede municipal de Tibau do Sul/RN e articula no mesmo processo a teoria e prática centrada no seu contexto, tendo como temas principais planejamento e avaliação. Também discutir as especificidades, desafios e as possibilidades para o trabalho docente no processo de alfabetização e letramento. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa por ser a mais adequada para a investigação e intervenção. Para a produção dos dados foram utilizados a observação dos participantes, as avaliações e os registros do relato de experiencia realizado no momento da formação no início do ano letivo de 2023. Como aporte teórico utilizamos Ferreiro, Teberosky, Soares, Rojo, Ball e Lopes. Os resultados indicam que a experiência formativa com os professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental nos anos iniciais, oportunizam reflexões sobre planejamento e práticas, sendo instrumento indutor da qualidade do trabalho pedagógico. Concluímos que a formação inicial se constitui como elemento essencial que deve ser associada aos projetos educativos e as necessidades formativas diagnosticadas e legitimadas pelos professores no decorrer do ano letivo, visando a melhoria do desenvolvimento e organização das práticas pedagógicas colaborativas, qualidade do ensino ao contemplar as especificidades da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3256_TB7758_10122023222855.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO" "autor_nome_curto" => "YZYNYA" "autor_email" => "yzynya@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100516 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7758 "inscrito_id" => 3256 "titulo" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA REFLEXÃO SOBRE AS ESPECIFICIDADES, DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS." "resumo" => "A presente pesquisa busca analisar o processo de formação inicial de professores alfabetizadores de crianças da rede municipal de Tibau do Sul/RN e articula no mesmo processo a teoria e prática centrada no seu contexto, tendo como temas principais planejamento e avaliação. Também discutir as especificidades, desafios e as possibilidades para o trabalho docente no processo de alfabetização e letramento. Optamos por uma pesquisa de natureza qualitativa por ser a mais adequada para a investigação e intervenção. Para a produção dos dados foram utilizados a observação dos participantes, as avaliações e os registros do relato de experiencia realizado no momento da formação no início do ano letivo de 2023. Como aporte teórico utilizamos Ferreiro, Teberosky, Soares, Rojo, Ball e Lopes. Os resultados indicam que a experiência formativa com os professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental nos anos iniciais, oportunizam reflexões sobre planejamento e práticas, sendo instrumento indutor da qualidade do trabalho pedagógico. Concluímos que a formação inicial se constitui como elemento essencial que deve ser associada aos projetos educativos e as necessidades formativas diagnosticadas e legitimadas pelos professores no decorrer do ano letivo, visando a melhoria do desenvolvimento e organização das práticas pedagógicas colaborativas, qualidade do ensino ao contemplar as especificidades da alfabetização e letramento no cotidiano da sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3256_TB7758_10122023222855.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YZYNYA SILVA REZENDE MACHADO" "autor_nome_curto" => "YZYNYA" "autor_email" => "yzynya@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }