UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4364 "inscrito_id" => 5043 "titulo" => "UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5043_TB4364_16062023224405.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILENE APARECIDA DE PAIVA CARLOS" "autor_nome_curto" => "ROZILENE APAREC" "autor_email" => "rozicarlos1976@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97924 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4364 "inscrito_id" => 5043 "titulo" => "UTILIZAR HISTÓRIAS INFANTIS ACELERA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Neste artigo apresentamos o projeto de leitura realizado na Escola Municipal Marieta Lopes Ielpo, na cidade de Valença, estado do Rio de Janeiro, nos anos de 2022 e 2023 pela professora Rozilene Aparecida de Paiva Carlos e pela Residente do Curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAA, Durlany dos Santos, tendo como objetivo geral frizar a importância de despertar o gosto de crianças da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ( principalmente 1º e 2º anos que se encontram no início do processo de alfabetização) por histórias de livros infantis e também mostrar aos professores como as histórias podem se tornar ferramentas importantes para desenvolver a Literácia, Numerácia, Alfabetização e Letramento, melhorando assim a leitura e escrita dos alunos, bem como, trabalhar valores e diferentes culturas, como a indígena e africana; Favorecendo ainda o trabalho com a interdisciplinariedade. Algumas das atividades desenvolvidas foram: hora da história diariamente, maleta das histórias viajentes, sequências didáticas envolvendo as histórias, atividades de artes, mini gráfica, oficinas para os docentes da Unidade Escolar e para os residentes do curso de Pedagogia, momentos de leituras de histórias nas reuniões de pais, sugestões de histórias existentes na biblioteca da escola que favoreçam a interdisciplinariedade em todas as turmas do 1º segmento do Ensino Fundamental. Ao longo do trabalho realizado observamos o interesse das crianças pelos momentos de leitura, a facilidade em realizar as atividades envolvendo os livros de histórias, o relato dos responsáveis quanto ao aumento do gosto de seus filhos pelas histórias e a inserção de momentos de leitura no planejamento das colegas de profissão das demais turmas. Ficou claro que as turmas onde o projeto de leitura foi desenvolvido teve aproveitamento maior do que as que não possuíam práticas diárias de leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5043_TB4364_16062023224405.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZILENE APARECIDA DE PAIVA CARLOS" "autor_nome_curto" => "ROZILENE APAREC" "autor_email" => "rozicarlos1976@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }