ENSINO LÚDICO E MULTIDISCIPLINAR: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A HISTÓRIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5650 "inscrito_id" => 18874 "titulo" => "ENSINO LÚDICO E MULTIDISCIPLINAR: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A HISTÓRIA" "resumo" => "A presente investigação teve como escopo central analisar as possibilidades e limites de uma abordagem de ensino multidisciplinar por meio do uso do “Jogo das três pistas” abordando conteúdos das disciplinas de História e Física. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou a Pesquisa-ação como procedimento. Teoricamente buscou ancorar-se em autores como: Moraes (2022), Gonzaga et al (2017), Leite (2003), Barros (2019) dentre outros. O estudo foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri- PE, em duas etapas: observação não-participante de 4 aulas e execução de intervenção em mais 4 aulas, por meio de práticas pedagógicas direcionadas aos estudantes do EJA-Módulo III. Houve integração entre as disciplinas de história e física, abordando os conteúdos de: Guerra Fria e corrente elétrica. Na condução destas aulas foi utilizando o jogo didático "Jogo Das Três Pistas". A pesquisa evidenciou a adesão significativa dos alunos à atividade lúdica e a conexão positiva entre os conteúdos de disciplinas diferentes. Os resultados preliminares indicaram que os jogos didáticos foram capazes de consolidar os conhecimentos trabalhados, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma competição saudável entre os educandos. A busca por aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas requer a utilização de estratégias inovadoras, como os jogos didáticos, aliada à integração interdisciplinar. É necessário que os educadores compreendam o papel dessas ferramentas e as adaptem de acordo com as necessidades e realidades dos alunos. Assim, poderão proporcionar uma educação mais efetiva, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18874_TB5650_10122023221203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ANTONIO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PEDRO JUNIOR" "autor_email" => "pedro.junior@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98931 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5650 "inscrito_id" => 18874 "titulo" => "ENSINO LÚDICO E MULTIDISCIPLINAR: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A FÍSICA E A HISTÓRIA" "resumo" => "A presente investigação teve como escopo central analisar as possibilidades e limites de uma abordagem de ensino multidisciplinar por meio do uso do “Jogo das três pistas” abordando conteúdos das disciplinas de História e Física. Esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e utilizou a Pesquisa-ação como procedimento. Teoricamente buscou ancorar-se em autores como: Moraes (2022), Gonzaga et al (2017), Leite (2003), Barros (2019) dentre outros. O estudo foi realizado em uma Escola Estadual de Ensino Médio no município de Ouricuri- PE, em duas etapas: observação não-participante de 4 aulas e execução de intervenção em mais 4 aulas, por meio de práticas pedagógicas direcionadas aos estudantes do EJA-Módulo III. Houve integração entre as disciplinas de história e física, abordando os conteúdos de: Guerra Fria e corrente elétrica. Na condução destas aulas foi utilizando o jogo didático "Jogo Das Três Pistas". A pesquisa evidenciou a adesão significativa dos alunos à atividade lúdica e a conexão positiva entre os conteúdos de disciplinas diferentes. Os resultados preliminares indicaram que os jogos didáticos foram capazes de consolidar os conhecimentos trabalhados, despertando o interesse dos alunos e promovendo uma competição saudável entre os educandos. A busca por aulas mais motivadoras, dinâmicas e participativas requer a utilização de estratégias inovadoras, como os jogos didáticos, aliada à integração interdisciplinar. É necessário que os educadores compreendam o papel dessas ferramentas e as adaptem de acordo com as necessidades e realidades dos alunos. Assim, poderão proporcionar uma educação mais efetiva, preparando os estudantes para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18874_TB5650_10122023221203.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ANTONIO DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "PEDRO JUNIOR" "autor_email" => "pedro.junior@aluno.ifsert" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }