"PENSO NA GRAMÁTICA COMO MEIO DE EXCLUSÃO": LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER NA EDUCAÇÃO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4597 "inscrito_id" => 13068 "titulo" => ""PENSO NA GRAMÁTICA COMO MEIO DE EXCLUSÃO": LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "Neste trabalho, objetivamos analisar a opressão linguística em contexto de diversidade social escolar a partir de um conto literário brasileiro. Para tanto, toma como corpus o texto "Nóis mudemos", do escritor tocantinense Fidêncio Bogo, no qual é pautada uma situação de violência simbólica contra uma variante linguística e, portanto, contra os falantes que a mobilizam. Narrado em terceira pessoa, o conto aborda o contato com o espaço escolar de um sujeito das margens e ali passa a vivenciar violências que o subalterniza como pertencente a campo cultural e linguístico legítimo. A partir disso, como aporte teórico, esta investigação mobiliza as concepções sociais de língua abordadas e complexificadas no campo da sociolinguística, articulando com o debate sobre educação crítica nas práticas sociais de leitura e escrita. Adicionalmente, organiza, pelo pensamento freireano, a reflexão em torno de uma educação opressora e emancipadora. Por fim, ampara-se nos estudos de letramento crítico, considerando que contextos sociais diversos precisam ser respeitados e incorporados na realidade política e pedagógica da escola, fazendo-se uma leitura crítica da aquisição da leitura e da escrita para fins emancipadores. É importante destacar que o domínio do código escrito, ao contrário do que defendem as políticas liberais de educação, não constitui apenas uma ferramenta para emancipação e desenvolvimento dos povos. Pelo contrário, em algumas searas, projetos de escolarização básica das massas servem a propósitos de opressão e ratificação da marginalização dos sujeitos, sobretudo quando não se questiona a que propósitos servem determinadas políticas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13068_TB4597_04102023231533.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE BEZERRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone20.ce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4597 "inscrito_id" => 13068 "titulo" => ""PENSO NA GRAMÁTICA COMO MEIO DE EXCLUSÃO": LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE PODER NA EDUCAÇÃO." "resumo" => "Neste trabalho, objetivamos analisar a opressão linguística em contexto de diversidade social escolar a partir de um conto literário brasileiro. Para tanto, toma como corpus o texto "Nóis mudemos", do escritor tocantinense Fidêncio Bogo, no qual é pautada uma situação de violência simbólica contra uma variante linguística e, portanto, contra os falantes que a mobilizam. Narrado em terceira pessoa, o conto aborda o contato com o espaço escolar de um sujeito das margens e ali passa a vivenciar violências que o subalterniza como pertencente a campo cultural e linguístico legítimo. A partir disso, como aporte teórico, esta investigação mobiliza as concepções sociais de língua abordadas e complexificadas no campo da sociolinguística, articulando com o debate sobre educação crítica nas práticas sociais de leitura e escrita. Adicionalmente, organiza, pelo pensamento freireano, a reflexão em torno de uma educação opressora e emancipadora. Por fim, ampara-se nos estudos de letramento crítico, considerando que contextos sociais diversos precisam ser respeitados e incorporados na realidade política e pedagógica da escola, fazendo-se uma leitura crítica da aquisição da leitura e da escrita para fins emancipadores. É importante destacar que o domínio do código escrito, ao contrário do que defendem as políticas liberais de educação, não constitui apenas uma ferramenta para emancipação e desenvolvimento dos povos. Pelo contrário, em algumas searas, projetos de escolarização básica das massas servem a propósitos de opressão e ratificação da marginalização dos sujeitos, sobretudo quando não se questiona a que propósitos servem determinadas políticas de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13068_TB4597_04102023231533.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA SIMONE BEZERRA SOUSA" "autor_nome_curto" => "SIMONE" "autor_email" => "simone20.ce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }