A contação de histórias, quando é desenvolvida nas articulações com as atividades de sala de aula, acaba fornecendo ao ouvinte vivências diversas de percepção do mundo. Do mesmo modo, a utilização de jogos como mecanismo de potencialização da imaginação, atenção, concentração e das diferentes linguagens com as crianças durante o processo de alfabetização na perspectiva do letramento. Os jogos englobam diferentes áreas do conhecimento. Em função disso, a investigação se pautou nas análises de atividades e confecção de jogos baseados nas articulações leitura e escrita, tendo como público-alvo crianças que estão na fase inicial da alfabetização. A metodologia se baseou nas etapas de estudo, discussão, planejamento, elaboração e confecção de atividades e jogos. Optou-se pelo gênero discursivo conto (A festa no céu), de Angela Lago. Esta pesquisa tem abordagem colaborativa, tendo como procedimento metodológico a coleta de informações baseado em uma pesquisa de campo, realizada em uma escola municipal da região metropolitana de Belém do Pará com crianças do 1º ano do ensino fundamental. Os diálogos com os estudos de Farias et al (2017), Ferreiro e Teberosky (1999), Vygotsky (2001), Soares (2004), Leão (2019), Gadotti (2004) e Freire (1987) nos mostram como a influência da contação de história e dos jogos pedagógicos nas conexões com a interdisciplinaridade favorecem o trabalho com a fase inicial dos processos de alfabetização e letramento. A tríade escrita, leitura e a oralidade é subdividida nas etapas do trabalho. A partir disso, os resultados obtidos nos mostram que as crianças desenvolveram a sua capacidade de imaginação através da contação de histórias, reafirmando que o lúdico é uma forma abrangente e envolvente de trabalhar com as práticas sociais de leitura e escrita que auxiliam no processo de alfabetização e letramento nesta fase inicial.