METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100282 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7443 "inscrito_id" => 12421 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, configura-se como um momento importante para a formação inicial dos futuros professores de Matemática, visto que é uma oportunidade de vivenciar a profissão docente. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva refletir sobre e com as experiências de estudantes da Educação Básica, de uma turma de ensino médio, por meio da utilização de metodologias ativas para o ensino de Matemática. Como aportes teóricos que norteiam as discussões, dialogamos com autores que contemplam as temáticas relacionadas ao Estágio Supervisionado e as Metodologias Ativas, com foco no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi a qualitativa, ressaltando as experiências realizadas em uma turma de 2ª série do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Vitória da Conquista - Bahia. Os dados foram produzidos com 36 estudantes, por intermédio de uma resenha crítica sobre o filme O Jogo da Imitação e de uma atividade com o jogo intitulado Desvendando Mistérios, trabalhando de maneira interdisciplinar com a criptografia, no intuito de contribuir com a aprendizagem do conteúdo de matrizes, que estava sendo desenvolvido no período de regência no estágio. Os resultados obtidos, mostraram a importância de inserir atividades diferenciadas na sala de aula para o ensino de Matemática, visto que as metodologias ativas permitiram o envolvimento, protagonismo e reflexão dos estudantes para com o seu processo de ensino e aprendizagem. O que proporcionaram uma abordagem diferenciada e mais atrativa do assunto abordado, que para a turma estava sendo de difícil compreensão e, isso, permitiu, também, a interdisciplinaridade da Matemática com outras áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12421_TB7443_04102023091722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CHAGAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianechagassantos7@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100282 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7443 "inscrito_id" => 12421 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: O CASO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "O Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura, configura-se como um momento importante para a formação inicial dos futuros professores de Matemática, visto que é uma oportunidade de vivenciar a profissão docente. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva refletir sobre e com as experiências de estudantes da Educação Básica, de uma turma de ensino médio, por meio da utilização de metodologias ativas para o ensino de Matemática. Como aportes teóricos que norteiam as discussões, dialogamos com autores que contemplam as temáticas relacionadas ao Estágio Supervisionado e as Metodologias Ativas, com foco no ensino de Matemática. A metodologia adotada foi a qualitativa, ressaltando as experiências realizadas em uma turma de 2ª série do ensino médio de uma instituição de ensino pública da cidade de Vitória da Conquista - Bahia. Os dados foram produzidos com 36 estudantes, por intermédio de uma resenha crítica sobre o filme O Jogo da Imitação e de uma atividade com o jogo intitulado Desvendando Mistérios, trabalhando de maneira interdisciplinar com a criptografia, no intuito de contribuir com a aprendizagem do conteúdo de matrizes, que estava sendo desenvolvido no período de regência no estágio. Os resultados obtidos, mostraram a importância de inserir atividades diferenciadas na sala de aula para o ensino de Matemática, visto que as metodologias ativas permitiram o envolvimento, protagonismo e reflexão dos estudantes para com o seu processo de ensino e aprendizagem. O que proporcionaram uma abordagem diferenciada e mais atrativa do assunto abordado, que para a turma estava sendo de difícil compreensão e, isso, permitiu, também, a interdisciplinaridade da Matemática com outras áreas do conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID12421_TB7443_04102023091722.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CHAGAS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivianechagassantos7@gmai" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }