AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO COMO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENO ATÍPICO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100027 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7087 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO COMO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENO ATÍPICO" "resumo" => "Este artigo propõe refletir sobre as contribuições do psicopedagogo no apoio escolar e inclusão de alunos com desenvolvimento atípico. A partir do questionamento: Como o papel de um psicopedagogo escolar contribui nas intervenções para favorecer a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem? O trabalho foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, no Município do Paulista- PE. O estudo é uma pesquisa-intervenção, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Os objetivos buscaram: I- Elaborar ações pedagógicas para a atuação efetiva dos alunos, orientando-os de maneira lúdica e interativa, a partir de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para uma avaliação de aluno com necessidade educacional específica, no laboratório de informática como sala de intervenção psicopedagógiga, com materiais pedagógicos acessíveis e complementar o processo de ensino e aprendizagem; II- Compreender a importância do Psicopedagogo como profissional de apoio no processo inclusivo trabalhando a colaboração nos projetos educativos específicos; III- Aprimorar as habilidades para a criatividade dos alunos com desenvolvimento atípico e típico para aprenderem uns com os outros, ao criar uma rotina com diversas atividades para tranquilizar e aprender A metodologia foi elaborada a partir dos Métodos TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), em que a intervenção é a ferramenta para desenvolver as competências sociais, emocionais, o respeito à empatia com oficinas, dinâmicas de jogos e circuitos de atividades com psicomotricidade. O referencial teórico fundamenta-se em Drumond (2020), Evaristo (2016), Galvão (2002), Bossa (2007), Camargo (2007), Porto (2009) e Gonçalves (2010). Portanto, os resultados mostraram que o apoio do psicopedagogo escolar contribuiu na intervenção mediadora entre os pares, na compreensão dos déficits de aprendizagem na prática pedagógica das competências e habilidades individuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1524_TB7087_19112023234939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILEIDE MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SILEIDE ARAÚJO" "autor_email" => "sileidearaujo210@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (FACHO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100027 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7087 "inscrito_id" => 1524 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO COMO PROFISSIONAL DE APOIO ESCOLAR NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DESENVOLVIMENO ATÍPICO" "resumo" => "Este artigo propõe refletir sobre as contribuições do psicopedagogo no apoio escolar e inclusão de alunos com desenvolvimento atípico. A partir do questionamento: Como o papel de um psicopedagogo escolar contribui nas intervenções para favorecer a inclusão dos alunos no processo de aprendizagem? O trabalho foi realizado na Escola de Referência em Ensino Médio Padre Osmar Novaes em Paratibe, no Município do Paulista- PE. O estudo é uma pesquisa-intervenção, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Os objetivos buscaram: I- Elaborar ações pedagógicas para a atuação efetiva dos alunos, orientando-os de maneira lúdica e interativa, a partir de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para uma avaliação de aluno com necessidade educacional específica, no laboratório de informática como sala de intervenção psicopedagógiga, com materiais pedagógicos acessíveis e complementar o processo de ensino e aprendizagem; II- Compreender a importância do Psicopedagogo como profissional de apoio no processo inclusivo trabalhando a colaboração nos projetos educativos específicos; III- Aprimorar as habilidades para a criatividade dos alunos com desenvolvimento atípico e típico para aprenderem uns com os outros, ao criar uma rotina com diversas atividades para tranquilizar e aprender A metodologia foi elaborada a partir dos Métodos TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), em que a intervenção é a ferramenta para desenvolver as competências sociais, emocionais, o respeito à empatia com oficinas, dinâmicas de jogos e circuitos de atividades com psicomotricidade. O referencial teórico fundamenta-se em Drumond (2020), Evaristo (2016), Galvão (2002), Bossa (2007), Camargo (2007), Porto (2009) e Gonçalves (2010). Portanto, os resultados mostraram que o apoio do psicopedagogo escolar contribuiu na intervenção mediadora entre os pares, na compreensão dos déficits de aprendizagem na prática pedagógica das competências e habilidades individuais." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID1524_TB7087_19112023234939.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILEIDE MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SILEIDE ARAÚJO" "autor_email" => "sileidearaujo210@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (FACHO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }