OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96410 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2318 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "Percepção ambiental; Cactos; Bioma; Caatinga" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659593073449f_03012024140159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 14:01:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIA MARIA DE" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96410 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2318 "inscrito_id" => 6923 "titulo" => "OS CACTOS E SUA REPRESENTATIVIDADE NO BIOMA CAATINGA: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A Educação Ambiental é o meio pelo qual os indivíduos se sensibilizam e percebem os problemas que os cercam, permitindo uma melhor compreensão dos vários fatores que compõem e se inter-relacionam no meio. Sendo assim, a escola, como um espaço de interação social, sensibilização e conscientização, deve proporcionar ações que reflitam a atuação e o comportamento do indivíduo frente a seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a percepção de estudantes da educação básica sobre os cactos (Cactaceae) e sua representatividade na Caatinga. A pesquisa foi realizada com alunos do ensino fundamental II. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas abertas (dissertativas) e fechadas (múltipla escolha) criado pela plataforma Google Forms e compartilhado em redes sociais. Verificou-se que os discentes conhecem características relativas aos cactos e suas adaptações, relacionando-as com o bioma Caatinga. A percepção sobre os cactos se deu principalmente pela evocação de termos e palavras relacionadas a características morfofisiológicas da planta, atribuindo a esses elementos valor social e cultural significativo. Os dados mostram que os discentes possuem conhecimento prévio sobre a Caatinga e os cactos, no entanto, é importante salientar que devido à grande degradação do bioma se faz necessário o desenvolvimento de ações no âmbito escolar que sensibilizem os discentes e contribuam para tomada de atitudes e valores em uma perspectiva sócio ambiental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "Percepção ambiental; Cactos; Bioma; Caatinga" "idioma" => "Português" "arquivo" => "659593073449f_03012024140159.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => "2024-01-03 14:01:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIA MARIA DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "LUCIA MARIA DE" "autor_email" => "lmalmeida05@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }