PARTICULARIDADES DISCENTES E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE OS PROFESSORES PENSAM A RESPEITO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96956 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3064 "inscrito_id" => 11358 "titulo" => "PARTICULARIDADES DISCENTES E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE OS PROFESSORES PENSAM A RESPEITO?" "resumo" => "É sabido que cada indivíduo traz consigo um leque de habilidades, capacidades e potencialidades estabelecidas ao longo do seu desenvolvimento. Essas características, no âmbito da educação escolar, podem ser potencializadas ou não, a depender da forma com são trabalhadas/estimuladas nas aulas. Para tanto, é necessário que os professores percebam esses aspectos, se os levam ou não em consideração no momento em que planejam suas aulas, a fim de articular os diferentes ritmos de aprendizagem e de cognição individuais em busca da aprendizagem efetiva dos alunos. Busca-se compreender, desta forma, como os professores são capazes de identificar essas nuances no corpo discente e quais estratégias são utilizadas por eles para promover a adequação das metodologias de ensino, em conformidade com a identidade de cada turma. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, utilizou-se de um questionário aberto para investigar as percepções dos professores supervisores, da Educação Básica, que atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública da região Centro-Sul do Ceará. Os resultados obtidos com o uso dessa metodologia apontam que, apesar de reconhecerem a importância dessa identificação individual e identitária da turma, os professores deparam-se com a insuficiência de condições necessárias para essa abordagem particularizada do corpo discente, haja vista que esse é um processo que requer tempo e que compreende uma série de fatores condicionantes secundários, que se configuram como desafios à essa prática docente e, em consequência, à adaptação metodológica da sua práxis de ensino. Em suma, embora a dimensão da particularidade seja importante, é fundamental que haja um projeto de formação emancipatório, atrelado a um projeto de nação, na direção da inclusão e da superação das desigualdades sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11358_TB3064_11122023165536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RICARDO" "autor_email" => "josericardo.gomes@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96956 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3064 "inscrito_id" => 11358 "titulo" => "PARTICULARIDADES DISCENTES E OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: O QUE OS PROFESSORES PENSAM A RESPEITO?" "resumo" => "É sabido que cada indivíduo traz consigo um leque de habilidades, capacidades e potencialidades estabelecidas ao longo do seu desenvolvimento. Essas características, no âmbito da educação escolar, podem ser potencializadas ou não, a depender da forma com são trabalhadas/estimuladas nas aulas. Para tanto, é necessário que os professores percebam esses aspectos, se os levam ou não em consideração no momento em que planejam suas aulas, a fim de articular os diferentes ritmos de aprendizagem e de cognição individuais em busca da aprendizagem efetiva dos alunos. Busca-se compreender, desta forma, como os professores são capazes de identificar essas nuances no corpo discente e quais estratégias são utilizadas por eles para promover a adequação das metodologias de ensino, em conformidade com a identidade de cada turma. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, qualitativo e exploratório, utilizou-se de um questionário aberto para investigar as percepções dos professores supervisores, da Educação Básica, que atuam no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, vinculados a um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública da região Centro-Sul do Ceará. Os resultados obtidos com o uso dessa metodologia apontam que, apesar de reconhecerem a importância dessa identificação individual e identitária da turma, os professores deparam-se com a insuficiência de condições necessárias para essa abordagem particularizada do corpo discente, haja vista que esse é um processo que requer tempo e que compreende uma série de fatores condicionantes secundários, que se configuram como desafios à essa prática docente e, em consequência, à adaptação metodológica da sua práxis de ensino. Em suma, embora a dimensão da particularidade seja importante, é fundamental que haja um projeto de formação emancipatório, atrelado a um projeto de nação, na direção da inclusão e da superação das desigualdades sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11358_TB3064_11122023165536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RICARDO GOMES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ RICARDO" "autor_email" => "josericardo.gomes@aluno.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }