CAPACITISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMO ENTENDER ESSA RELAÇÃO?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2914 "inscrito_id" => 11919 "titulo" => "CAPACITISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMO ENTENDER ESSA RELAÇÃO?" "resumo" => "O acesso à educação superior em igualdade de condições e oportunidades é estabelecida como um direito fundamental da pessoa com deficiência pela Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015). Contudo, contrariando o postulado no marco regulatório brasileiro é possível identificar práticas capacitistas que levam as pessoas com deficiência a processos de exclusão na educação superior (LORANDI, 2021). Tal prática é fruto da influência do modelo biomédico e das ideias eugenistas acerca da deficiência (LIMA; FERREIRA; LOPES, 2020). Nesse sentido, o presente estudo objetiva estabelecer aproximações entre capacitismo, eugenia e educação superior com base nas experiências capacitistas vivenciadas por estudantes com deficiência nessa fase de ensino, a partir de uma pesquisa bibliográfica em periódicos de alto impacto que discutem os estudos sobre a deficiência. Para tanto, serão selecionados artigos publicados entre 2016 e 2022 que visibilizam, por meio das vozes dos próprios estudantes com deficiência da educação superior, experiências capacitistas. Acreditamos que este estudo é de fundamental importância no âmbito acadêmico, no sentido de ampliar discussões no tocante à educação das pessoas com deficiência frente ao contexto de combate ao capacitismo e ao eugenismo e, com isso, viabilizar condições necessárias para um processo digno de acesso, permanência, participação e aprendizagem na educação superior através da implementação de políticas de inclusão e acessibilidade, respeitando concretamente os princípios essenciais contidos na legislação, a fim de tornar uma sociedade mais equânime." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11919_TB2914_04102023215637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JENIPHER" "autor_email" => "jenipher.alyssa2@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2914 "inscrito_id" => 11919 "titulo" => "CAPACITISMO, EUGENIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR: COMO ENTENDER ESSA RELAÇÃO?" "resumo" => "O acesso à educação superior em igualdade de condições e oportunidades é estabelecida como um direito fundamental da pessoa com deficiência pela Lei Brasileira de Inclusão (BRASIL, 2015). Contudo, contrariando o postulado no marco regulatório brasileiro é possível identificar práticas capacitistas que levam as pessoas com deficiência a processos de exclusão na educação superior (LORANDI, 2021). Tal prática é fruto da influência do modelo biomédico e das ideias eugenistas acerca da deficiência (LIMA; FERREIRA; LOPES, 2020). Nesse sentido, o presente estudo objetiva estabelecer aproximações entre capacitismo, eugenia e educação superior com base nas experiências capacitistas vivenciadas por estudantes com deficiência nessa fase de ensino, a partir de uma pesquisa bibliográfica em periódicos de alto impacto que discutem os estudos sobre a deficiência. Para tanto, serão selecionados artigos publicados entre 2016 e 2022 que visibilizam, por meio das vozes dos próprios estudantes com deficiência da educação superior, experiências capacitistas. Acreditamos que este estudo é de fundamental importância no âmbito acadêmico, no sentido de ampliar discussões no tocante à educação das pessoas com deficiência frente ao contexto de combate ao capacitismo e ao eugenismo e, com isso, viabilizar condições necessárias para um processo digno de acesso, permanência, participação e aprendizagem na educação superior através da implementação de políticas de inclusão e acessibilidade, respeitando concretamente os princípios essenciais contidos na legislação, a fim de tornar uma sociedade mais equânime." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID11919_TB2914_04102023215637.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JENIPHER ALYSSA DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "JENIPHER" "autor_email" => "jenipher.alyssa2@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }