ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA E NORMATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95747 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1449 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA E NORMATIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo conhecer, a partir das produções bibliográficas e das normas jurídicas vigentes, o porquê de assegurar-se a acessibilidade metodológica nos laboratórios de química dos Institutos Federais. A acessibilidade metodológica, no âmbito educacional, tem, como fim, a extinção ou, ao menos, a diminuição das barreiras e dos impedimentos existentes nas metodologias de ensino/aprendizagem, de modo a promover a inclusão de pessoas com deficiência. Isso busca tornar o ambiente escolar mais acolhedor e diverso, impulsionando e facilitando, ainda, o desenvolvimento de discentes com essas características. Se há a utilização de procedimentos e métodos específicos nos laboratórios de química, é preciso que eles estejam acessíveis a estudantes com deficiência, até mesmo porque a Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, reconhece a todos o direito à educação e, em seu art. 226, I, estabelece que o ensino deve assegurar a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Os estudos e análises documentais realizados — o que foi reforçado pelos estudos e análises bibliográficos — apontaram para a necessidade de realização de práticas de educação inclusiva nos Institutos Federais, o que envolve necessariamente a garantia da acessibilidade metodológica em seus laboratórios. Entendeu-se que isso é essencial para que se consolide a permanência de discentes com deficiência nos cursos em que estão matriculados, sejam eles de nível superior (graduação e pós-graduação) ou de nível técnico (integrado e subsequente). A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de análise documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12759_TB1449_20112023113512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHER OLIVEIRA COQUEIRO" "autor_nome_curto" => "ESTHER" "autor_email" => "estheroliveira.quimica@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95747 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1449 "inscrito_id" => 12759 "titulo" => "ACESSIBILIDADE METODOLÓGICA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DOS INSTITUTOS FEDERAIS: UMA ANÁLISE TEÓRICA E NORMATIVA" "resumo" => "O presente trabalho tem por objetivo conhecer, a partir das produções bibliográficas e das normas jurídicas vigentes, o porquê de assegurar-se a acessibilidade metodológica nos laboratórios de química dos Institutos Federais. A acessibilidade metodológica, no âmbito educacional, tem, como fim, a extinção ou, ao menos, a diminuição das barreiras e dos impedimentos existentes nas metodologias de ensino/aprendizagem, de modo a promover a inclusão de pessoas com deficiência. Isso busca tornar o ambiente escolar mais acolhedor e diverso, impulsionando e facilitando, ainda, o desenvolvimento de discentes com essas características. Se há a utilização de procedimentos e métodos específicos nos laboratórios de química, é preciso que eles estejam acessíveis a estudantes com deficiência, até mesmo porque a Constituição Federal de 1988, em seu art. 205, reconhece a todos o direito à educação e, em seu art. 226, I, estabelece que o ensino deve assegurar a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Os estudos e análises documentais realizados — o que foi reforçado pelos estudos e análises bibliográficos — apontaram para a necessidade de realização de práticas de educação inclusiva nos Institutos Federais, o que envolve necessariamente a garantia da acessibilidade metodológica em seus laboratórios. Entendeu-se que isso é essencial para que se consolide a permanência de discentes com deficiência nos cursos em que estão matriculados, sejam eles de nível superior (graduação e pós-graduação) ou de nível técnico (integrado e subsequente). A opção metodológica foi por uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de análise documental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID12759_TB1449_20112023113512.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTHER OLIVEIRA COQUEIRO" "autor_nome_curto" => "ESTHER" "autor_email" => "estheroliveira.quimica@gm" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }