QUANDO COMEÇAR A INICIAÇÃO CIENTÍFICA? O QUE NOS APONTAM AS PESQUISAS CIENTÍFICAS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS
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Adotou-se a abordagem qualitativa pautada nas pesquisas do estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014). Para a realização do estado do conhecimento optou-se pelo repositório da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT). Os descritores utilizados com o objetivo de promover a identificação dos estudos desenvolvidos entre o período de 2018 a 2023 foram: Políticas Públicas Educacionais + Iniciação Científica + Iniciação Científica na Educação Básica. Foram identificados dezesseis trabalhos. No entanto, após a categorização e análise verificou-se que apenas um trabalho versa sobre a temática pesquisada (BARCELOS, 2020). Houve a necessidade de ajuste dos descritores: Iniciação Científica na Educação Básica + Iniciação Científica Júnior. O repositório apresentou 25 trabalhos. Apenas três trabalhos atendiam a temática ou período estipulado (SILVA, 2021; MELO, 2022; SILVEIRA, 2018). 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