ANÁLISE DA CARTILHA EDUAMA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE CURRICULAR – PERSPECTIVAS E INVISIBILIDADES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97490 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3784 "inscrito_id" => 15774 "titulo" => "ANÁLISE DA CARTILHA EDUAMA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE CURRICULAR – PERSPECTIVAS E INVISIBILIDADES" "resumo" => "O presente trabalho parte da análise de uma cartilha elaborada e enfatizada no âmbito do curso de pedagogia, na disciplina de Tópicos Eletivos de Aprofundamento, para uma reflexão acerca do lugar da Educação Ambiental na formação de pedagogos e na Educação Básica. O material analisado traz o histórico da educação ambiental, legislação e conceitos. O trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que compõe a Educação Ambiental e como ela se dá nas escolas, onde procura identificar as semelhanças e diferenças no ensino presente nos livros de didáticos, projetos de ensino, leis, BNCC e PCN’s. A metodologia do artigo seguiu o caráter qualitativo com uma perspectiva descritiva. A coleta de dados foi feita a partir de referências bibliográficas. A partir das análises dos dados, foi identificado que mesmo a Educação Ambiental tenha o status de disciplina, ela é trabalhada nas escolas como um tópico focado em meio ambiente, o que acaba por não explorar todos os aspectos que a compõem. Conclui-se que o uso da mesma, no ambiente escolar, ainda carece de uma metodologia mais eficaz para se trabalhar os aspectos com os alunos. Contudo, muitos livros didáticos e até mesmo docentes optando por focarem em assuntos padrões, como natureza, ciclo da água acabando se restringindo a temas que iniciam e terminam em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15774_TB3784_05062023090014.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE FERREIRA BRANDAO" "autor_nome_curto" => "JAKELINE FERREI" "autor_email" => "jakelinebrandao30@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97490 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3784 "inscrito_id" => 15774 "titulo" => "ANÁLISE DA CARTILHA EDUAMA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO COMPONENTE CURRICULAR – PERSPECTIVAS E INVISIBILIDADES" "resumo" => "O presente trabalho parte da análise de uma cartilha elaborada e enfatizada no âmbito do curso de pedagogia, na disciplina de Tópicos Eletivos de Aprofundamento, para uma reflexão acerca do lugar da Educação Ambiental na formação de pedagogos e na Educação Básica. O material analisado traz o histórico da educação ambiental, legislação e conceitos. O trabalho tem como objetivo analisar os aspectos que compõe a Educação Ambiental e como ela se dá nas escolas, onde procura identificar as semelhanças e diferenças no ensino presente nos livros de didáticos, projetos de ensino, leis, BNCC e PCN’s. A metodologia do artigo seguiu o caráter qualitativo com uma perspectiva descritiva. A coleta de dados foi feita a partir de referências bibliográficas. A partir das análises dos dados, foi identificado que mesmo a Educação Ambiental tenha o status de disciplina, ela é trabalhada nas escolas como um tópico focado em meio ambiente, o que acaba por não explorar todos os aspectos que a compõem. Conclui-se que o uso da mesma, no ambiente escolar, ainda carece de uma metodologia mais eficaz para se trabalhar os aspectos com os alunos. Contudo, muitos livros didáticos e até mesmo docentes optando por focarem em assuntos padrões, como natureza, ciclo da água acabando se restringindo a temas que iniciam e terminam em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID15774_TB3784_05062023090014.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAKELINE FERREIRA BRANDAO" "autor_nome_curto" => "JAKELINE FERREI" "autor_email" => "jakelinebrandao30@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }