POR UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97166 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 9210 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Respeitar a criança como protagonista, infere aos docentes a necessidade de escuta de seus saberes em processos de construção de conhecimento, suas hipóteses, curiosidades e observações sobre seu entorno. Nestes termos, refletir os elementos a educação científica e promovendo habilidades de leitura de mundo, representação interpretativa e produção de cultura no cotidianos das infâncias, são etapas/métodos que coadunam na promoção do seu desenvolvimento integral. Pautados em estudos sobre a educação científica em pesquisadores e teóricos como CHASSOT, (2018), DEMO (2010), ARCE (2020), VALLE (2020), ROSSET(2018), defende-se a promoção de experiências investigativas para edificação da educação científica desde a educação infantil constituindo ferramentas de entender o mundo não como passividade do acúmulo e reafirmações de conhecimentos, mas com a construção de habilidade de ler, interpretar, questionar e resignificar os conhecimentos naturais e sociais e, produzir conhecimentos individuais e coletivos na (re)construção da sociedade. Nestes termos este artigo tem como objetivo discutir e promover o letramento científico na educação infantil, construindo caminhos entre a formação docente e construção de experiências, vivências e práticas pedagógicas que favoreça as crianças compreender e interpretar o mundo natural e transformá-lo. O caminho metodológico referenciado na pesquisa participante, trilhou por encontros de formação docentes para aprofundamento de conceitos e planejamentos de ações cotidianas, projetos construídos das curiosidades das crianças e, construção de oficinas com as crianças para experimentos e práticas. Neste movimento construíram-se instrumentos como diário de bordo, relatos e memórias dos envolvidos, portfólios bem como, oficinas de experiências e experimentos. Esse processo de retomada da curiosidade e descobertas dos docentes e discentes, de investigação e conhecimentos científicos no âmbito da educação com a infância, evidenciaram que aprofundamento e relevância dos elementos da natureza científica que promovem a imaginação, criatividade, curiosidade e raciocínio através no desenvolvimento das suas relações em práticas educativas e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9210_TB3334_21052023114439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO" "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97166 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3334 "inscrito_id" => 9210 "titulo" => "POR UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Respeitar a criança como protagonista, infere aos docentes a necessidade de escuta de seus saberes em processos de construção de conhecimento, suas hipóteses, curiosidades e observações sobre seu entorno. Nestes termos, refletir os elementos a educação científica e promovendo habilidades de leitura de mundo, representação interpretativa e produção de cultura no cotidianos das infâncias, são etapas/métodos que coadunam na promoção do seu desenvolvimento integral. Pautados em estudos sobre a educação científica em pesquisadores e teóricos como CHASSOT, (2018), DEMO (2010), ARCE (2020), VALLE (2020), ROSSET(2018), defende-se a promoção de experiências investigativas para edificação da educação científica desde a educação infantil constituindo ferramentas de entender o mundo não como passividade do acúmulo e reafirmações de conhecimentos, mas com a construção de habilidade de ler, interpretar, questionar e resignificar os conhecimentos naturais e sociais e, produzir conhecimentos individuais e coletivos na (re)construção da sociedade. Nestes termos este artigo tem como objetivo discutir e promover o letramento científico na educação infantil, construindo caminhos entre a formação docente e construção de experiências, vivências e práticas pedagógicas que favoreça as crianças compreender e interpretar o mundo natural e transformá-lo. O caminho metodológico referenciado na pesquisa participante, trilhou por encontros de formação docentes para aprofundamento de conceitos e planejamentos de ações cotidianas, projetos construídos das curiosidades das crianças e, construção de oficinas com as crianças para experimentos e práticas. Neste movimento construíram-se instrumentos como diário de bordo, relatos e memórias dos envolvidos, portfólios bem como, oficinas de experiências e experimentos. Esse processo de retomada da curiosidade e descobertas dos docentes e discentes, de investigação e conhecimentos científicos no âmbito da educação com a infância, evidenciaram que aprofundamento e relevância dos elementos da natureza científica que promovem a imaginação, criatividade, curiosidade e raciocínio através no desenvolvimento das suas relações em práticas educativas e sociais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID9210_TB3334_21052023114439.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JULIANNA BRITTO" "autor_email" => "juliannabritto1980@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }