O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica nas áreas do ensino de língua portuguesa, gêneros textuais e sequências didáticas. A partir da revisão teórica sobre os temas, questionou-se o que vêm sendo publicado acerca do uso das SDS como instrumento pedagógico para o trabalho com os diversos gêneros textuais na disciplina de língua portuguesa em salas de aula do ensino médio nos dois últimos anos no portal de períódicos da CAPES. O presente estudo é caracterizado como descritivo, feito através de uma análise de Revisão bibliométrica e integrativa. Utilizou-se, para isso, a base de dados Portal de Periódicos da Capes, com recorte temporal restrito aos anos de 2017 a outubro de 2022 e artigos em português. Durante a coleta de dados, chegou-se a um total de 34 artigos e, a partir da leitura dos títulos e resumos, foram selecionados 23 artigos para leitura geral e escolhidos 16 artigos para a pesquisa. Após, identificou-se a predominância de estudos com a temática em um destaque qualitativo, com foco em pesquisa de campo. As conclusões reforçam a importância de uma educação inovadora, com o objetivo de desenvolver no docente as competências e habilidades para o uso de SDS em sua prática de sala de aula ao abordar os diversos gêneros textuais. Palavras-chave: