O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6916 "inscrito_id" => 4716 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "A formação docente possibilitada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para o desenvolvimento da formação crítica do profissional de educação. Por meio deste, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar situações concretas no espaço escolar e assim desenvolverem diversas competências pedagógicas. A pesquisa assume-se como exploratória, com análise documental a partir de uma abordagem qualitativa, e objetiva apresentar a importância de políticas públicas que valorizem a formação inicial docente; aqui pomos em destaque o Programa da Residência Pedagogia na formação que atua diretamente na formação inicial docente. A proposta toma como base os estudos realizados por autores como Nóvoa (1992), Brito (2021), Tardif (2002), além de documentos relevantes para o alinhamento da pesquisa como Lei de Diretrizes e Bases de 9.394/96 e edital CAPES nº 24/2022. O programa permite aos licenciandos aprofundarem seus conhecimentos nas diversas áreas que integram a formação do professor, assim como ampliarem os seus recursos pedagógicos para lidar com as especificidades dos processos pedagógicos vivenciados nas escolas brasileiras, bem como estimular o futuro profissional a desenvolver estratégias que o ajudem a contornar situações problemas, de modo que o desenvolvimento dos alunos ocorra em constante diálogo com a realidade social. A partir de nossos estudos defendemos a melhoria da proposta das ações do referido programa no sentido de democratizar a experiência para todos que a docência como caminho profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4716_TB6916_04102023224821.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN EDUARDA NASCIMENTO NUNES" "autor_nome_curto" => "KAREN N." "autor_email" => "karenedn9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99897 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6916 "inscrito_id" => 4716 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A VALORIZAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE" "resumo" => "A formação docente possibilitada pelo Programa Residência Pedagógica (PRP) contribui para o desenvolvimento da formação crítica do profissional de educação. Por meio deste, os futuros professores têm a oportunidade de vivenciar situações concretas no espaço escolar e assim desenvolverem diversas competências pedagógicas. A pesquisa assume-se como exploratória, com análise documental a partir de uma abordagem qualitativa, e objetiva apresentar a importância de políticas públicas que valorizem a formação inicial docente; aqui pomos em destaque o Programa da Residência Pedagogia na formação que atua diretamente na formação inicial docente. A proposta toma como base os estudos realizados por autores como Nóvoa (1992), Brito (2021), Tardif (2002), além de documentos relevantes para o alinhamento da pesquisa como Lei de Diretrizes e Bases de 9.394/96 e edital CAPES nº 24/2022. O programa permite aos licenciandos aprofundarem seus conhecimentos nas diversas áreas que integram a formação do professor, assim como ampliarem os seus recursos pedagógicos para lidar com as especificidades dos processos pedagógicos vivenciados nas escolas brasileiras, bem como estimular o futuro profissional a desenvolver estratégias que o ajudem a contornar situações problemas, de modo que o desenvolvimento dos alunos ocorra em constante diálogo com a realidade social. A partir de nossos estudos defendemos a melhoria da proposta das ações do referido programa no sentido de democratizar a experiência para todos que a docência como caminho profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID4716_TB6916_04102023224821.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN EDUARDA NASCIMENTO NUNES" "autor_nome_curto" => "KAREN N." "autor_email" => "karenedn9@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }