A LEITURA NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PELA SEMIÓTICA SOCIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5795 "inscrito_id" => 14796 "titulo" => "A LEITURA NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PELA SEMIÓTICA SOCIAL" "resumo" => "A correlação entre Semiótica Social e a leitura multimodal destaca a imprescindibilidade de compreender os modos semióticos, que são as formas de representações que utilizam um conjunto específico de elementos e regras para transmitir significados. Essa perspectiva permite perceber as múltiplas linguagens presentes nos textos, ampliando as possibilidades de interpretação, e fortalecendo o processo formativo do sujeito leitor. A partir desse entendimento, a problemática que norteia este artigo parte da ideia de que a vertente da semiótica social, e seus desdobramentos, ainda é pouco discutida e explorada, especialmente no contexto da prática da leitura do texto multimodal. Dessa forma, seu objetivo é evidenciar fundamentos da Semiótica Social, suas categorias de estudo, isto é, a abordagem multimodal e a gramática do Design Visual, com ênfase na leitura multimodal. Neste viés, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, que se baseia nos estudos de Hodge e Kress (1988), Kress (2010) e Descardeci (2002). Logo, o estudo dessa abordagem viabiliza a leitura dos multimodos e advém como base teórica sólida para compreensão dos processos de significação e interpretação de textos que circulam no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, o estudo contribui para a expansão dos conhecimentos em relação a essa concepção e a prática da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14796_TB5795_20062023145713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELLY YSLENE FIDELIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELLY YSLENE" "autor_email" => "manuellymefp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99043 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5795 "inscrito_id" => 14796 "titulo" => "A LEITURA NUMA PERSPECTIVA MULTIMODAL: UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA PELA SEMIÓTICA SOCIAL" "resumo" => "A correlação entre Semiótica Social e a leitura multimodal destaca a imprescindibilidade de compreender os modos semióticos, que são as formas de representações que utilizam um conjunto específico de elementos e regras para transmitir significados. Essa perspectiva permite perceber as múltiplas linguagens presentes nos textos, ampliando as possibilidades de interpretação, e fortalecendo o processo formativo do sujeito leitor. A partir desse entendimento, a problemática que norteia este artigo parte da ideia de que a vertente da semiótica social, e seus desdobramentos, ainda é pouco discutida e explorada, especialmente no contexto da prática da leitura do texto multimodal. Dessa forma, seu objetivo é evidenciar fundamentos da Semiótica Social, suas categorias de estudo, isto é, a abordagem multimodal e a gramática do Design Visual, com ênfase na leitura multimodal. Neste viés, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, que se baseia nos estudos de Hodge e Kress (1988), Kress (2010) e Descardeci (2002). Logo, o estudo dessa abordagem viabiliza a leitura dos multimodos e advém como base teórica sólida para compreensão dos processos de significação e interpretação de textos que circulam no cotidiano dos sujeitos. Dessa forma, o estudo contribui para a expansão dos conhecimentos em relação a essa concepção e a prática da leitura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID14796_TB5795_20062023145713.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MANUELLY YSLENE FIDELIS DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MANUELLY YSLENE" "autor_email" => "manuellymefp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }