EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6072 "inscrito_id" => 20157 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS" "resumo" => "A formação docente está em pauta no contexto das lutas da Educação do Campo pela qualidade do processo educacional e das condições de trabalho do professor. Este projeto de iniciação científica vinculado a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e ao grupo de Pesquisa “Canoa”, tem como objetivo investigar o processo de formação permanente de professores das escolas do campo, considerando a realidade educacional, sociocultural e ambiental dos territórios rurais do município de Parintins/AM. A metodologia pauta-se numa abordagem qualitativa, por meio da realização de pesquisa participante com professores de escolas de comunidades rurais, de oficinas formativas e de entrevistas semiestruturadas. Fundamenta-se em autores como Freire (1996), Arroyo (2014), Saul (2019), Silva (2018) e Borges (2015). Os resultados parciais apresentam os contextos socioculturais e os desafios encontrados no fazer pedagógico nas escolas de comunidades ribeirinhas, ao passo que os professores afirmam a importância da formação para qualificar sua prática na área da Educação do Campo em articulação com a luta por melhores condições de acesso ao conhecimento pelos discentes e por melhores condições de trabalho pelos professores da escola do campo, entretanto os professores têm pouco apoio do sistema de ensino nesse processo. Esperamos com este projeto contribuir com a dinamização da formação docente nas comunidades ribeirinhas a partir do diálogo de saberes e das experiências dos sujeitos do campo, das águas e das florestas como forma de instigar a participação ativa dos sujeitos no processo de formação e o compromisso do poder público nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818b51941a5_19122023092345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:23:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN CRIS ROCHA CUNHA" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenrochacunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99260 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6072 "inscrito_id" => 20157 "titulo" => "EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ESCOLAS RIBEIRINHAS" "resumo" => "A formação docente está em pauta no contexto das lutas da Educação do Campo pela qualidade do processo educacional e das condições de trabalho do professor. Este projeto de iniciação científica vinculado a Universidade Federal do Amazonas – UFAM e ao grupo de Pesquisa “Canoa”, tem como objetivo investigar o processo de formação permanente de professores das escolas do campo, considerando a realidade educacional, sociocultural e ambiental dos territórios rurais do município de Parintins/AM. A metodologia pauta-se numa abordagem qualitativa, por meio da realização de pesquisa participante com professores de escolas de comunidades rurais, de oficinas formativas e de entrevistas semiestruturadas. Fundamenta-se em autores como Freire (1996), Arroyo (2014), Saul (2019), Silva (2018) e Borges (2015). Os resultados parciais apresentam os contextos socioculturais e os desafios encontrados no fazer pedagógico nas escolas de comunidades ribeirinhas, ao passo que os professores afirmam a importância da formação para qualificar sua prática na área da Educação do Campo em articulação com a luta por melhores condições de acesso ao conhecimento pelos discentes e por melhores condições de trabalho pelos professores da escola do campo, entretanto os professores têm pouco apoio do sistema de ensino nesse processo. Esperamos com este projeto contribuir com a dinamização da formação docente nas comunidades ribeirinhas a partir do diálogo de saberes e das experiências dos sujeitos do campo, das águas e das florestas como forma de instigar a participação ativa dos sujeitos no processo de formação e o compromisso do poder público nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "65818b51941a5_19122023092345.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2023-12-19 09:23:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELEN CRIS ROCHA CUNHA" "autor_nome_curto" => "HELEN" "autor_email" => "helenrochacunha@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }