APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98174 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4674 "inscrito_id" => 13713 "titulo" => "APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13713_TB4674_04102023185344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA VALERIA DE OLIVEIRA C LAMEIRÃO" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "flameirao@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE IDEAL (FACI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98174 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4674 "inscrito_id" => 13713 "titulo" => "APRENDIZAGEM SOCIOEMOCIONAL A PARTIR DO FILME DIVERTIDA MENTE: UMA VIVÊNCIA COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "A aprendizagem socioemocional pode ser definida como o caminho que pode ser utilizado no desenvolvimento do autoconhecimento, gestão de emoções, comportamentos saudáveis, relações de qualidade e propósitos de vida, com base no desenvolvimento de nossas competências pessoais. A presente ação objetivou discutir a aprendizagem socioemocional com professores em formação inicial que atuarão nos anos iniciais do ensino do fundamental a partir do filme Divertida Mente (2015) dirigido por Pete Docter. Foi realizada uma oficina formativa com três estratégias. A Primeira estratégia procurou promover o autoconhecimento através da construção de uma linha do tempo de cada participante; a segunda estratégia, trouxe a discursão a respeito das emoções com base no filme, procurando nortear os participantes acerca da importância da aprendizagem socioemocional em sala de aula e quais as competências estabelecidas pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC). A terceira estratégia foi realizada através de um jogo onde cartas com a imagem dos personagens do filme que foram distribuídas entre os participantes de forma aleatória e tinha por objetivo promover o autoconhecimento e a consciência social a partir da vivência de uma realidade. Como resultados destas estratégias ficou evidente que os participantes conseguiram relatar trechos importantes da sua vida, destacando os momentos positivos e negativos. Em relação a discussão a respeito da importância da aprendizagem socioemocional no contexto da escola foi possível perceber que ainda não é uma realidade na formação inicial dos licenciandos e, por fim, conhecer a realidade de outras pessoas, a partir da discussão profunda de suas necessidades promove a empatia e a cooperação. Ao final da oficina, os participantes conseguiram identificar quais competências da BNCC foram desenvolvidas. A partir dessa vivência foi possível perceber as lacunas relacionadas a temática assim como a necessidade de aprofundar essa discussão com os professores em formação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13713_TB4674_04102023185344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIOLA VALERIA DE OLIVEIRA C LAMEIRÃO" "autor_nome_curto" => "FABIOLA" "autor_email" => "flameirao@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE IDEAL (FACI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }