SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO SOBRE A ORIGEM DA VIDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96788 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2835 "inscrito_id" => 9114 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO SOBRE A ORIGEM DA VIDA" "resumo" => "A sala de aula invertida, do inglês (flipped classroom), é uma metodologia de ensino desenvolvida na década de 1990 nas universidades de Harvard e Yale em alternativa ao modelo tradicional de ensino centralizado no professor. A proposta se aplica na perspectiva de trazer e utilizar metodologias ativas de ensino como objeto de ensino. A metodologia foca o protagonismo do aluno, sendo que a aprendizagem se dá de forma autônoma, partindo do aluno o interesse para aprender o conteúdo. O trabalho desenvolvido objetiva-se em avaliar a sala de aula invertida no Ensino de Biologia, a fim de verificar o aprendizado do tema “origem da vida” a partir do que foi aprendido pelos alunos. O trabalho foi realizado em uma turma de 1ª Série do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara e se deu a partir de um documentário sobre a origem da vida na terra, sendo seguido do estudo aprofundado de um artigo científico voltado para a temática. O artigo foi estudado fora do ambiente escolar como estratégia para a sala de aula invertida. Após isso, em sala de aula utilizou-se a ferramenta Kahoot para participar de forma ativa de um jogo didático sobre o conteúdo. A adesão dos alunos à metodologia, foi verificada a partir de um formulário contendo três perguntas que versavam sobre a avaliação do método de sala de aula invertida no Ensino de Biologia. A partir da experiência observou-se a participação integral dos estudantes da turma nas atividades propostas. Além disso, os alunos sinalizaram a partir do formulário que avaliaram positivamente a experiência desenvolvida na disciplina. Podemos concluir que a sala de aula invertida é uma metodologia de ensino satisfatória para ser trabalhada com discentes, especialmente no conteúdo sobre origem da vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9114_TB2835_23052023135052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE SOUSA\u{A0}DE\u{A0}MENESES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ HENRIQUE" "autor_email" => "jose.meneses08@aluno.ifce" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96788 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2835 "inscrito_id" => 9114 "titulo" => "SALA DE AULA INVERTIDA NO ENSINO DE BIOLOGIA: ABORDAGEM DIDÁTICA PARA O ENSINO SOBRE A ORIGEM DA VIDA" "resumo" => "A sala de aula invertida, do inglês (flipped classroom), é uma metodologia de ensino desenvolvida na década de 1990 nas universidades de Harvard e Yale em alternativa ao modelo tradicional de ensino centralizado no professor. A proposta se aplica na perspectiva de trazer e utilizar metodologias ativas de ensino como objeto de ensino. A metodologia foca o protagonismo do aluno, sendo que a aprendizagem se dá de forma autônoma, partindo do aluno o interesse para aprender o conteúdo. O trabalho desenvolvido objetiva-se em avaliar a sala de aula invertida no Ensino de Biologia, a fim de verificar o aprendizado do tema “origem da vida” a partir do que foi aprendido pelos alunos. O trabalho foi realizado em uma turma de 1ª Série do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Ceará, Campus Acopiara e se deu a partir de um documentário sobre a origem da vida na terra, sendo seguido do estudo aprofundado de um artigo científico voltado para a temática. O artigo foi estudado fora do ambiente escolar como estratégia para a sala de aula invertida. Após isso, em sala de aula utilizou-se a ferramenta Kahoot para participar de forma ativa de um jogo didático sobre o conteúdo. A adesão dos alunos à metodologia, foi verificada a partir de um formulário contendo três perguntas que versavam sobre a avaliação do método de sala de aula invertida no Ensino de Biologia. A partir da experiência observou-se a participação integral dos estudantes da turma nas atividades propostas. Além disso, os alunos sinalizaram a partir do formulário que avaliaram positivamente a experiência desenvolvida na disciplina. Podemos concluir que a sala de aula invertida é uma metodologia de ensino satisfatória para ser trabalhada com discentes, especialmente no conteúdo sobre origem da vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID9114_TB2835_23052023135052.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ HENRIQUE SOUSA\u{A0}DE\u{A0}MENESES" "autor_nome_curto" => "JOSÉ HENRIQUE" "autor_email" => "jose.meneses08@aluno.ifce" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }