DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E RELAÇÕES DE GÊNERO: AVANÇOS E DESAFIOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100085 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7163 "inscrito_id" => 1359 "titulo" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E RELAÇÕES DE GÊNERO: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto Universidade Pública e Relações de Gênero: o lugar ocupado pelas alunas e professoras da UFPB, que tem como premissa, a defesa da universidade pública e a democratização do acesso ao saber. No âmbito deste debate, o estudo de natureza qualitativa busca refletir sobre o ensino superior, as suas contradições e avanços, com especial atenção para o espaço ocupado pelas mulheres na universidade, numa perspectiva de igualdade de gênero. Para isto, realizou-se um levantamento das publicações indexadas entre os anos 2003 e 2023, a partir dos descritores “Democratização da Universidade”; “Democratização da Universidade e Gênero”; “Mulheres na Ciência”. O processo de busca centrou-se na pesquisa por artigos científicos na base de dados bibliográficas dados ibero-americana, Redalyc. Como resultado dessa pesquisa, foram encontrados 117 artigos, considerando as três categorias. Identificou-se 16 artigos entre os anos 2003 e 2013 referentes categoria democratização e universidade, e 32 artigos entre os anos 2014 e 2023. Sendo o ano de 2015, aquele com maior prevalência de publicações. Já a categoria democratização da universidade e gênero, identificou-se 32 artigos entre os anos 2003 e 2023, com destaque para o ano de 2021, com 4 publicações. Em relação a categoria mulheres na Ciência, identificou-se 37 artigos, sendo que o ano de 2021 é aquele com maior número publicações, totalizando 8 artigos. Esse cuidadoso processo de busca das publicações e posterior análise dos dados evidenciou o reconhecimento pela comunidade acadêmica da importância da universidade pública para o desenvolvimento do país, bem como enfatizou a desigualdade de gênero na universidade e a invisibilidade do trabalho acadêmico realizado por mulheres no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, em tempos de crise e desconstrução desta relevante instituição educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1359_TB7163_10122023223911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA SUÊNIA FELIPE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA SUÊNIA" "autor_email" => "laurasuenia58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100085 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7163 "inscrito_id" => 1359 "titulo" => "DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR E RELAÇÕES DE GÊNERO: AVANÇOS E DESAFIOS" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica vinculada ao projeto Universidade Pública e Relações de Gênero: o lugar ocupado pelas alunas e professoras da UFPB, que tem como premissa, a defesa da universidade pública e a democratização do acesso ao saber. No âmbito deste debate, o estudo de natureza qualitativa busca refletir sobre o ensino superior, as suas contradições e avanços, com especial atenção para o espaço ocupado pelas mulheres na universidade, numa perspectiva de igualdade de gênero. Para isto, realizou-se um levantamento das publicações indexadas entre os anos 2003 e 2023, a partir dos descritores “Democratização da Universidade”; “Democratização da Universidade e Gênero”; “Mulheres na Ciência”. O processo de busca centrou-se na pesquisa por artigos científicos na base de dados bibliográficas dados ibero-americana, Redalyc. Como resultado dessa pesquisa, foram encontrados 117 artigos, considerando as três categorias. Identificou-se 16 artigos entre os anos 2003 e 2013 referentes categoria democratização e universidade, e 32 artigos entre os anos 2014 e 2023. Sendo o ano de 2015, aquele com maior prevalência de publicações. Já a categoria democratização da universidade e gênero, identificou-se 32 artigos entre os anos 2003 e 2023, com destaque para o ano de 2021, com 4 publicações. Em relação a categoria mulheres na Ciência, identificou-se 37 artigos, sendo que o ano de 2021 é aquele com maior número publicações, totalizando 8 artigos. Esse cuidadoso processo de busca das publicações e posterior análise dos dados evidenciou o reconhecimento pela comunidade acadêmica da importância da universidade pública para o desenvolvimento do país, bem como enfatizou a desigualdade de gênero na universidade e a invisibilidade do trabalho acadêmico realizado por mulheres no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, em tempos de crise e desconstrução desta relevante instituição educativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1359_TB7163_10122023223911.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAURA SUÊNIA FELIPE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAURA SUÊNIA" "autor_email" => "laurasuenia58@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }