MATEMÁTICA E AGRONEGÓCIO: O QUE TEM A VER?
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98391 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4958 "inscrito_id" => 18753 "titulo" => "MATEMÁTICA E AGRONEGÓCIO: O QUE TEM A VER?" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem em Matemática, sempre representou um desafio não só para os estudantes, por considerarem que é algo difícil e abstrato, como também para os docentes, que precisam criar ferramentas para lidar com isso diariamente. Com o ensino remoto ofertado durante o período pandêmico, em um momento em que as instituições, os professores e os alunos não estavam preparados para tal evolução, esse fato se agravou ainda mais, criando lacunas no aprendizado e deixando os estudantes, de um modo geral, desestimulados e desinteressados. Fatos estes que são observados em todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa. Com o intuito de tornar os conceitos matemáticos mais significativos e atrativos aos discentes dos cursos Técnico em Agropecuária e em Agroindústria integrados ao ensino médio e no curso de Agronomia do campus, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar situações problemas que envolvam atividades comuns no ramo do agronegócio como estratégia de ensino para os conceitos matemáticos. Para tal, após realizar pesquisas bibliográficas sobre os conteúdos a serem abordados, os mesmos foram relacionados com situações do cotidiano dessas profissões e utilizados de modo a instigar os discentes nas aulas, através de resoluções de problemas. Com isso, é possível despertar a curiosidade e o interesse dos discentes pelos conteúdos matemáticos, pois estão ligados com atividades que fazem parte de sua futura profissão, além de desenvolver sua autonomia, seu raciocínio lógico, seu pensamento crítico e adquirir competências e habilidades que possibilitam um melhor rendimento nas disciplinas afins e do eixo técnico e, posteriormente, em seu ambiente de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18753_TB4958_19062023174615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANO DUARTE CUNHA" "autor_nome_curto" => "SOLANO" "autor_email" => "solanodc.aulas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98391 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4958 "inscrito_id" => 18753 "titulo" => "MATEMÁTICA E AGRONEGÓCIO: O QUE TEM A VER?" "resumo" => "O processo de ensino e aprendizagem em Matemática, sempre representou um desafio não só para os estudantes, por considerarem que é algo difícil e abstrato, como também para os docentes, que precisam criar ferramentas para lidar com isso diariamente. Com o ensino remoto ofertado durante o período pandêmico, em um momento em que as instituições, os professores e os alunos não estavam preparados para tal evolução, esse fato se agravou ainda mais, criando lacunas no aprendizado e deixando os estudantes, de um modo geral, desestimulados e desinteressados. Fatos estes que são observados em todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa. Com o intuito de tornar os conceitos matemáticos mais significativos e atrativos aos discentes dos cursos Técnico em Agropecuária e em Agroindústria integrados ao ensino médio e no curso de Agronomia do campus, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar situações problemas que envolvam atividades comuns no ramo do agronegócio como estratégia de ensino para os conceitos matemáticos. Para tal, após realizar pesquisas bibliográficas sobre os conteúdos a serem abordados, os mesmos foram relacionados com situações do cotidiano dessas profissões e utilizados de modo a instigar os discentes nas aulas, através de resoluções de problemas. Com isso, é possível despertar a curiosidade e o interesse dos discentes pelos conteúdos matemáticos, pois estão ligados com atividades que fazem parte de sua futura profissão, além de desenvolver sua autonomia, seu raciocínio lógico, seu pensamento crítico e adquirir competências e habilidades que possibilitam um melhor rendimento nas disciplinas afins e do eixo técnico e, posteriormente, em seu ambiente de trabalho." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID18753_TB4958_19062023174615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SOLANO DUARTE CUNHA" "autor_nome_curto" => "SOLANO" "autor_email" => "solanodc.aulas@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }