CUNHA, Solano Duarte et al.. Matemática e agronegócio: o que tem a ver?. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/98391>. Acesso em: 22/11/2024 15:30
O processo de ensino e aprendizagem em Matemática, sempre representou um desafio não só para os estudantes, por considerarem que é algo difícil e abstrato, como também para os docentes, que precisam criar ferramentas para lidar com isso diariamente. Com o ensino remoto ofertado durante o período pandêmico, em um momento em que as instituições, os professores e os alunos não estavam preparados para tal evolução, esse fato se agravou ainda mais, criando lacunas no aprendizado e deixando os estudantes, de um modo geral, desestimulados e desinteressados. Fatos estes que são observados em todos os cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do campus Confresa. Com o intuito de tornar os conceitos matemáticos mais significativos e atrativos aos discentes dos cursos Técnico em Agropecuária e em Agroindústria integrados ao ensino médio e no curso de Agronomia do campus, o objetivo deste trabalho é investigar e apresentar situações problemas que envolvam atividades comuns no ramo do agronegócio como estratégia de ensino para os conceitos matemáticos. Para tal, após realizar pesquisas bibliográficas sobre os conteúdos a serem abordados, os mesmos foram relacionados com situações do cotidiano dessas profissões e utilizados de modo a instigar os discentes nas aulas, através de resoluções de problemas. Com isso, é possível despertar a curiosidade e o interesse dos discentes pelos conteúdos matemáticos, pois estão ligados com atividades que fazem parte de sua futura profissão, além de desenvolver sua autonomia, seu raciocínio lógico, seu pensamento crítico e adquirir competências e habilidades que possibilitam um melhor rendimento nas disciplinas afins e do eixo técnico e, posteriormente, em seu ambiente de trabalho.