POSSIBLIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO GEOGRAFIA DINÂMICO, CRÍTICO E REFLEXIVO A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIDÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95991 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1758 "inscrito_id" => 7894 "titulo" => "POSSIBLIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO GEOGRAFIA DINÂMICO, CRÍTICO E REFLEXIVO A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIDÁTICOS" "resumo" => "Ser professor de Geografia na educação básica no Brasil é uma tarefa árdua, especialmente levando em consideração que o seu papel na sala de aula é de promover uma aprendizagem significativa, utilizando-se de metodologias dialogadas e ativas e com múltiplos recursos didáticos. Com essa intenção, esse estudo tem como objetivo investigar possiblidades de construir um ensino Geografia dinâmico, crítico e reflexivo, pensando o recurso didático não apenas em seu uso, mas que estimule a curiosidade e protagonismo dos alunos, ou seja, sendo um elo que interligue o ensino e aprendizagem, levando em consideração o estudo e a utilização da categoria espaço geográfico, no qual é relevante que o docente correlacionar os conteúdos com a realidade dos alunos. Como metodologia, utilizamos o método dialético marxista, que consiste em entender a realidade concreta de um determinado fenômeno, além de uma pesquisa qualitativa na Escola Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira-PB. Conseguimos identificar alguns dos pontos positivos na utilização dos recursos didáticos e metodologias ativas no ensino/aprendizagem do conceito espacial da geografia, rompendo com o ensino de geografia, que a muito tempo persiste realizado através da memorização para fixar os conceitos geográficos. Portanto, os recursos didáticos junto a uma metodologia ativa, aprofundam os conhecimentos sobre o mundo e o espaço vivido dos alunos, promovendo uma educação geográfica e consciência espacial através da ação, no qual o ensino de geografia precisa ser efetivado para além do livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7894_TB1758_11102023182806.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO BARBOSA PESSOA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "ggustavobarbosapessoa@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95991 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1758 "inscrito_id" => 7894 "titulo" => "POSSIBLIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM ENSINO GEOGRAFIA DINÂMICO, CRÍTICO E REFLEXIVO A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS E RECURSOS DIDÁTICOS" "resumo" => "Ser professor de Geografia na educação básica no Brasil é uma tarefa árdua, especialmente levando em consideração que o seu papel na sala de aula é de promover uma aprendizagem significativa, utilizando-se de metodologias dialogadas e ativas e com múltiplos recursos didáticos. Com essa intenção, esse estudo tem como objetivo investigar possiblidades de construir um ensino Geografia dinâmico, crítico e reflexivo, pensando o recurso didático não apenas em seu uso, mas que estimule a curiosidade e protagonismo dos alunos, ou seja, sendo um elo que interligue o ensino e aprendizagem, levando em consideração o estudo e a utilização da categoria espaço geográfico, no qual é relevante que o docente correlacionar os conteúdos com a realidade dos alunos. Como metodologia, utilizamos o método dialético marxista, que consiste em entender a realidade concreta de um determinado fenômeno, além de uma pesquisa qualitativa na Escola Antenor Navarro, localizada na cidade de Guarabira-PB. Conseguimos identificar alguns dos pontos positivos na utilização dos recursos didáticos e metodologias ativas no ensino/aprendizagem do conceito espacial da geografia, rompendo com o ensino de geografia, que a muito tempo persiste realizado através da memorização para fixar os conceitos geográficos. Portanto, os recursos didáticos junto a uma metodologia ativa, aprofundam os conhecimentos sobre o mundo e o espaço vivido dos alunos, promovendo uma educação geográfica e consciência espacial através da ação, no qual o ensino de geografia precisa ser efetivado para além do livro didático." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7894_TB1758_11102023182806.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO BARBOSA PESSOA" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO" "autor_email" => "ggustavobarbosapessoa@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }