DA TEORIA À PRÁTICA: TRABALHANDO A ESTATÍSTICA DESCRITIVA COMO FERRAMENTA DE PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: TRABALHANDO A ESTATÍSTICA DESCRITIVA COMO FERRAMENTA DE PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho foi realizado numa Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) na cidade de Paulista-PB. Teve como objetivo principal trabalhar o protagonismo dos estudantes, através da utilização da Estatística Descritiva, na qual realizaram pesquisas científicas e/ou de campo na escola. Eles fizeram a coleta, organização e tratamento dos dados, a construção, análise, interpretação e divulgação dos resultados encontrados, por meio de gráficos e tabelas. Os estudantes escolheram sobre qual tema gostariam de fazer a pesquisa de campo, criaram os questionários e aplicaram em algumas turmas da escola. Após o processo de coleta de dados, os estudantes fizeram o compilamento dos dados através de tabelas e gráficos de frequência e realizaram a análise dos dados obtidos e discutiram sobre qual melhor tipo de gráfico para apresentar os resultados. Os gráficos foram feitos no Excel e em seguida os estudantes prepararam as suas apresentações em powerpoint, canva ou google apresentações. Na culminância realizada na sala de aula os estudantes puderam apresentar o que foi desenvolvido. Cada equipe apresentou os resultados das suas pesquisas, através de apresentações em slides, mostrando a partir de gráficos e tabelas os dados e fazendo a interpretação destes. Percebe-se que as ações desenvolvidas estimulam o protagonismo dos estudantes e o trabalho em equipe, trabalhou-se a socialização e o respeito ao próximo, incentivo à leitura através das diferentes categorias de textos que abordem os temas que eles escolherem para realizar as pesquisas. Debates e discussões para fortalecer o diálogo e a confiança dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3741_TB656_10052023131757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA REJANE DA SILVA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA" "autor_email" => "katiapaulista19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95137 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 656 "inscrito_id" => 3741 "titulo" => "DA TEORIA À PRÁTICA: TRABALHANDO A ESTATÍSTICA DESCRITIVA COMO FERRAMENTA DE PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O trabalho foi realizado numa Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) na cidade de Paulista-PB. Teve como objetivo principal trabalhar o protagonismo dos estudantes, através da utilização da Estatística Descritiva, na qual realizaram pesquisas científicas e/ou de campo na escola. Eles fizeram a coleta, organização e tratamento dos dados, a construção, análise, interpretação e divulgação dos resultados encontrados, por meio de gráficos e tabelas. Os estudantes escolheram sobre qual tema gostariam de fazer a pesquisa de campo, criaram os questionários e aplicaram em algumas turmas da escola. Após o processo de coleta de dados, os estudantes fizeram o compilamento dos dados através de tabelas e gráficos de frequência e realizaram a análise dos dados obtidos e discutiram sobre qual melhor tipo de gráfico para apresentar os resultados. Os gráficos foram feitos no Excel e em seguida os estudantes prepararam as suas apresentações em powerpoint, canva ou google apresentações. Na culminância realizada na sala de aula os estudantes puderam apresentar o que foi desenvolvido. Cada equipe apresentou os resultados das suas pesquisas, através de apresentações em slides, mostrando a partir de gráficos e tabelas os dados e fazendo a interpretação destes. Percebe-se que as ações desenvolvidas estimulam o protagonismo dos estudantes e o trabalho em equipe, trabalhou-se a socialização e o respeito ao próximo, incentivo à leitura através das diferentes categorias de textos que abordem os temas que eles escolherem para realizar as pesquisas. Debates e discussões para fortalecer o diálogo e a confiança dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3741_TB656_10052023131757.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁTIA REJANE DA SILVA TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "KÁTIA" "autor_email" => "katiapaulista19@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }