A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98444 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5025 "inscrito_id" => 7419 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa que busca melhorar a formação de professores por meio da integração de Universidades, Escolas e Secretarias de Educação. Nesse contexto, graduandas em Licenciatura em Matemática da UEPB, campus Monteiro/PB realizaram uma pesquisa com 35 alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública na Paraíba, com o objetivo de aplicar atividades de Geometria Analítica utilizando a Resolução de Problemas. A pesquisa evidenciou a importância da escolha da tendência matemática adequada para trabalhar com os alunos, da mobilização de conceitos matemáticos prévios para chegar às respostas e da montagem de um plano de aula que satisfaça as necessidades dos alunos. Além disso, a pesquisa destacou a importância de permitir que os licenciandos experimentem o novo e vislumbrem o ofício do educador. Os alunos demonstraram entusiasmo e compromisso durante as atividades, contribuindo com indagações e resoluções para as situações-problema, além de compartilhar ideias e expor opiniões sobre as atividades. A pesquisa mostrou que a Residência Pedagógica contribuiu positivamente para a formação acadêmica das residentes e para o aprendizado dos alunos, constituindo-se um desafio para ambos. A pesquisa enfatizou a importância da reflexão na formação de professores e destacou que a formação não deve se limitar à transmissão de conhecimentos disciplinares e informações técnicas, mas sim permitir que os licenciandos experimentem novos metodologias de ensino e aprendizagem da Matemática. Por fim, a Residência Pedagógica se mostrou uma oportunidade valiosa para a melhoria da formação de professores e para a promoção do aprendizado dos alunos, evidenciando a importância do crescimento e desenvolvimento dos futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7419_TB5025_08102023152824.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA RAYANE PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.paulino@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98444 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5025 "inscrito_id" => 7419 "titulo" => "A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A Residência Pedagógica é um programa que busca melhorar a formação de professores por meio da integração de Universidades, Escolas e Secretarias de Educação. Nesse contexto, graduandas em Licenciatura em Matemática da UEPB, campus Monteiro/PB realizaram uma pesquisa com 35 alunos do 3º ano do Ensino Médio em uma escola pública na Paraíba, com o objetivo de aplicar atividades de Geometria Analítica utilizando a Resolução de Problemas. A pesquisa evidenciou a importância da escolha da tendência matemática adequada para trabalhar com os alunos, da mobilização de conceitos matemáticos prévios para chegar às respostas e da montagem de um plano de aula que satisfaça as necessidades dos alunos. Além disso, a pesquisa destacou a importância de permitir que os licenciandos experimentem o novo e vislumbrem o ofício do educador. Os alunos demonstraram entusiasmo e compromisso durante as atividades, contribuindo com indagações e resoluções para as situações-problema, além de compartilhar ideias e expor opiniões sobre as atividades. A pesquisa mostrou que a Residência Pedagógica contribuiu positivamente para a formação acadêmica das residentes e para o aprendizado dos alunos, constituindo-se um desafio para ambos. A pesquisa enfatizou a importância da reflexão na formação de professores e destacou que a formação não deve se limitar à transmissão de conhecimentos disciplinares e informações técnicas, mas sim permitir que os licenciandos experimentem novos metodologias de ensino e aprendizagem da Matemática. Por fim, a Residência Pedagógica se mostrou uma oportunidade valiosa para a melhoria da formação de professores e para a promoção do aprendizado dos alunos, evidenciando a importância do crescimento e desenvolvimento dos futuros professores de matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID7419_TB5025_08102023152824.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA RAYANE PAULINO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANDREZA" "autor_email" => "andreza.paulino@aluno.uep" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }