AS URGÊNCIAS DA DOCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1922 "inscrito_id" => 4039 "titulo" => "AS URGÊNCIAS DA DOCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As dinâmicas do contexto escolar passaram por amplas transformações devido a contextos políticos, culturais e sociais, desde as modalidades de ensino até a quantidade de responsabilidades que são atribuídas ao corpo docente. A mudança abrupta do quadro para as telas apenas evidenciou que os desafios não estavam apenas nos aspectos estruturais de uma sala de aula. Entre outras consequências, observa-se que no universo de professores e professoras do Ensino Fundamental tem sido recorrente o aumento nos índices de esgotamento mental e necessidade de apoio emocional diante das condições de trabalho, estresse ocupacional e dificuldade de adaptação a novas rotinas. Para melhor compreendermos esta realidade, efetuamos uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de identificar quais são as discussões e intervenções realizadas acerca da saúde mental de docentes do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, nos anos de 2018 a 2022. Para coleta de dados foi levado em consideração artigos publicados nas bases de dados SCIELO, LILACS e PERIÓDICO CAPES. Como resultados principais foi possível analisar que o contexto da docência tem sido gerador de sofrimento psíquico devido a pressões institucionais, sobrecarga de trabalho, agressividade dos alunos e desmotivação profissional. Além disso, não foram encontradas intervenções de cunho psicossocial que pudessem contribuir com a diminuição desses fatores de adoecimento, indicando a necessidade de ampliação de estudos e pesquisas nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4039_TB1922_08122023164308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THANARA CASTRO DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "THANARA" "autor_email" => "castrothanara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96113 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1922 "inscrito_id" => 4039 "titulo" => "AS URGÊNCIAS DA DOCÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A SAÚDE MENTAL DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "As dinâmicas do contexto escolar passaram por amplas transformações devido a contextos políticos, culturais e sociais, desde as modalidades de ensino até a quantidade de responsabilidades que são atribuídas ao corpo docente. A mudança abrupta do quadro para as telas apenas evidenciou que os desafios não estavam apenas nos aspectos estruturais de uma sala de aula. Entre outras consequências, observa-se que no universo de professores e professoras do Ensino Fundamental tem sido recorrente o aumento nos índices de esgotamento mental e necessidade de apoio emocional diante das condições de trabalho, estresse ocupacional e dificuldade de adaptação a novas rotinas. Para melhor compreendermos esta realidade, efetuamos uma Revisão Sistemática da Literatura com o objetivo de identificar quais são as discussões e intervenções realizadas acerca da saúde mental de docentes do Ensino Fundamental no contexto brasileiro, nos anos de 2018 a 2022. Para coleta de dados foi levado em consideração artigos publicados nas bases de dados SCIELO, LILACS e PERIÓDICO CAPES. Como resultados principais foi possível analisar que o contexto da docência tem sido gerador de sofrimento psíquico devido a pressões institucionais, sobrecarga de trabalho, agressividade dos alunos e desmotivação profissional. Além disso, não foram encontradas intervenções de cunho psicossocial que pudessem contribuir com a diminuição desses fatores de adoecimento, indicando a necessidade de ampliação de estudos e pesquisas nessa área." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4039_TB1922_08122023164308.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THANARA CASTRO DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "THANARA" "autor_email" => "castrothanara@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }