O ENSINO DA GEOGRAFIA AFFRICANA COMO POSSIBILIDADE DE TECER UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98688 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5332 "inscrito_id" => 6667 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA AFFRICANA COMO POSSIBILIDADE DE TECER UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNAMENTAL II" "resumo" => "Sendo a educação uma das principais alavancas para se transformar o meio social, é de suma importância que as relações étnico-raciais estejam no centro não só das discussões, mas das práticas educacionais. Em face disso, amparada pela lei 10.639/03, fruto da luta do movimento negro brasileiro, que tem por finalidade incluir na educação básica a história e cultura afro-brasileira e africana para salvaguardar a contribuição do povo negro nas áreas sociais, econômica, e política na história do Brasil, é necessário propor rotas para que a geografia africana seja inserida no cotidiano escolar, a fim de ampliar o ponto de vista sobre esse continente e promover uma educação antirracista. Pensando nisso, é objetivado identificar através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a geografia Africana pode ser incluída no currículo escolar para o ensino fundamental II e indicar como poderá ser feita a construção da prática do ensino da geografia para essa temática. Para tal foi será utilizado como metodologia uma revisão bibliográfica e documental. Já como resultado pode-se dizer que a geografia africana pode ser enquadrada dentro de todas as séries do ensino fundamental II, ressaltando desde características físicas até os aspectos culturais e sociais desse continente correlacionando como a sua influência está presente no Brasil. Ademais, o trabalho proporciona a possibilidade de reescrever e reconstruir através do currículo escolar e de um ensino de geografia antirracista, um continente que por vezes é marginalizado e esquecido, e viabilizar a retomada de relações com esse continente como exemplo possível de outra Globalização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6667_TB5332_20062023000215.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS DA SILVA HEITOR" "autor_nome_curto" => "THAMIRYS" "autor_email" => "thamirys.heitor@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98688 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5332 "inscrito_id" => 6667 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA AFFRICANA COMO POSSIBILIDADE DE TECER UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO ENSINO FUNAMENTAL II" "resumo" => "Sendo a educação uma das principais alavancas para se transformar o meio social, é de suma importância que as relações étnico-raciais estejam no centro não só das discussões, mas das práticas educacionais. Em face disso, amparada pela lei 10.639/03, fruto da luta do movimento negro brasileiro, que tem por finalidade incluir na educação básica a história e cultura afro-brasileira e africana para salvaguardar a contribuição do povo negro nas áreas sociais, econômica, e política na história do Brasil, é necessário propor rotas para que a geografia africana seja inserida no cotidiano escolar, a fim de ampliar o ponto de vista sobre esse continente e promover uma educação antirracista. Pensando nisso, é objetivado identificar através da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como a geografia Africana pode ser incluída no currículo escolar para o ensino fundamental II e indicar como poderá ser feita a construção da prática do ensino da geografia para essa temática. Para tal foi será utilizado como metodologia uma revisão bibliográfica e documental. Já como resultado pode-se dizer que a geografia africana pode ser enquadrada dentro de todas as séries do ensino fundamental II, ressaltando desde características físicas até os aspectos culturais e sociais desse continente correlacionando como a sua influência está presente no Brasil. Ademais, o trabalho proporciona a possibilidade de reescrever e reconstruir através do currículo escolar e de um ensino de geografia antirracista, um continente que por vezes é marginalizado e esquecido, e viabilizar a retomada de relações com esse continente como exemplo possível de outra Globalização." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID6667_TB5332_20062023000215.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRYS DA SILVA HEITOR" "autor_nome_curto" => "THAMIRYS" "autor_email" => "thamirys.heitor@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }