AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96504 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2450 "inscrito_id" => 2374 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2374_TB2450_19112023112644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NICOLI LIRA" "autor_email" => "nicolilira20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96504 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2450 "inscrito_id" => 2374 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR: O APROFUNDAMENTO DAS HABILIDADES DE PESQUISA" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições da pesquisa na formação do professor-pesquisador. Evidencia uma compreensão acerca do conhecimento e do conhecimento científico, bem como do conceito da pesquisa como instrumento formativo e de própria criação do docente-pesquisador. De acordo com Richardson (1985), a pesquisa como atividade de formação contribui para à aquisição do conhecimento, mediante solução de problemas, formulações e teorias com base em algum objeto da realidade. Enquanto metodologia, consiste em uma pesquisa bibliográfica que é concebida a partir de materiais já publicados, fundamentalmente das contribuições de vários autores sobre determinado assunto de modo a colocar o pesquisador em contato com os dados e verificar a sua veracidade. A pesquisa também apresenta uma abordagem qualitativa, por estabelecer uma fonte direta para a coleta dos dados ao interpretar os fenômenos e atribuir os seus significados (PRODANOV; FREITAS, 2013). O estudo foi realizado através de autores que discutem esta temática como Barros (1990), Matos (2002) e Richardson (1985). Com base nessas discussões, constata-se que o conhecimento é construído no processo de pesquisa em que o professor pode pesquisar em diversas modalidade e segmentos da educação, inclusive na sala de aula, gerando em si uma coragem de criar e desejo de resolver problemas no cotidiano para promover e beneficiar a sua vida. Assim, a pesquisa contribui para a aquisição de novos conhecimentos e para a formação do professor enquanto professor-pesquisador, adquirindo um olhar crítico, consciente e reflexivo na realidade social, à maneira que estabelece princípios éticos como a integridade, o cuidado, o respeito consigo e com outro, para que o seu trabalho seja visto como real e como valoroso na sociedade, que possa transformá-la e inspirar outros autores a produzirem conhecimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID2374_TB2450_19112023112644.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NICOLI LIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NICOLI LIRA" "autor_email" => "nicolilira20@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }