OS REVÉSES ENFRENTADOS POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO, NO CONCERNENTE AO LETRAMENTO DOS ESTUDANTES.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98805 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5485 "inscrito_id" => 7768 "titulo" => "OS REVÉSES ENFRENTADOS POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO, NO CONCERNENTE AO LETRAMENTO DOS ESTUDANTES." "resumo" => "O presente artigo discorre sobre os principais desafios enfrentados pelos Professores no concernente ao letramento dos estudantes do ensino médio. Entende-se o letramento como habilidade fundamental para a participação ativa e crítica na sociedade contemporânea, sendo um dos principais objetivos da educação formal, é o processo pelo qual um indivíduo adquire habilidades em leitura e escrita, além de compreender e utilizar a língua de forma comunicativa em diferentes contextos sociais, e a capacidade de interpretar textos, analisar e sintetizar informações, argumentar e expressar ideias de forma clara e coerente. Como aporte metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral é refletir sobre o letramento e sua importância na formação dos estudantes do ensino médio. Nos objetivos específicos pontuamos compreender o conceito de letramento, pesquisar dados que apontem o pouco letramento entre alunos do ensino médio, destacar o letramento como habilidade necessária na prática social, e destacar algumas alternativas de trabalho para este fim. Como vozes teóricas utilizamos Soares (2008), Kleiman (1995), Street (2014) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar uma lacuna na formação da educação básica, que culmina com a pouca desenvoltura do letramento enquanto prática social, além de destacar algumas alternativas viáveis para o trabalho em turma no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7768_TB5485_04102023231302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.sousa@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98805 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5485 "inscrito_id" => 7768 "titulo" => "OS REVÉSES ENFRENTADOS POR DOCENTES DO ENSINO MÉDIO, NO CONCERNENTE AO LETRAMENTO DOS ESTUDANTES." "resumo" => "O presente artigo discorre sobre os principais desafios enfrentados pelos Professores no concernente ao letramento dos estudantes do ensino médio. Entende-se o letramento como habilidade fundamental para a participação ativa e crítica na sociedade contemporânea, sendo um dos principais objetivos da educação formal, é o processo pelo qual um indivíduo adquire habilidades em leitura e escrita, além de compreender e utilizar a língua de forma comunicativa em diferentes contextos sociais, e a capacidade de interpretar textos, analisar e sintetizar informações, argumentar e expressar ideias de forma clara e coerente. Como aporte metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica. O objetivo geral é refletir sobre o letramento e sua importância na formação dos estudantes do ensino médio. Nos objetivos específicos pontuamos compreender o conceito de letramento, pesquisar dados que apontem o pouco letramento entre alunos do ensino médio, destacar o letramento como habilidade necessária na prática social, e destacar algumas alternativas de trabalho para este fim. Como vozes teóricas utilizamos Soares (2008), Kleiman (1995), Street (2014) entre outros, que corroboram com a discussão ora apresentada. Ao termino pode-se confirmar uma lacuna na formação da educação básica, que culmina com a pouca desenvoltura do letramento enquanto prática social, além de destacar algumas alternativas viáveis para o trabalho em turma no ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID7768_TB5485_04102023231302.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DÉBORA VIEIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DÉBORA" "autor_email" => "debora.sousa@aluno.uepb.e" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }