REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6881 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Essa pesquisa busca refletir sobre os impactos na educação pós pandemia: desafios para a construção de uma aprendizagem significativa. A finalidade é detectar os impactos da aprendizagem na educação, ocasionada pela pandemia da COVID-19. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: Quais os impactos e consequências de aprendizagem na educação, que foram ocasionados devido a pandemia do COVID-19? E quais caminhos podemos tomar para a diminuição dos impactos na aprendizagem pós pandemia? Para este fim, utilizamos a pesquisa bibliográfica, ou seja, a luz de vários teóricos, documentos, decretos e parecer que abordar esta temática. Foi apresentado na primeira parte do artigo, um pouco da história da Covid- 19 e como a pandemia se expandiu para vários países, inclusive aqui no Brasil. Em seguida foi apresentado os desafios que professores e alunos encontraram no período de ensino remoto emergencial: falta de tecnologias, falta de acesso à internet de qualidade e falta de formação adequada para lidar com o ensino remoto. Foi apresentado na segunda parte do artigo, caminhos e orientações para diminuição dos impactos na educação pós pandemia: formação continuada, currículo flexível e autônomo, olhar diferenciado para alunos e pais de alunos, diálogo com toda a comunidade escolar. Por fim, sugere-se um comprometimento maior por parte do poder público, em relação às nossas escolas, investindo em tecnologias, infraestruturas adequadas e que nossos alunos e professores tenham acesso a uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12313_TB6881_20062023213615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZIL DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROZIL DA SILVA" "autor_email" => "rozilgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99871 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6881 "inscrito_id" => 12313 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE OS IMPACTOS NA EDUCAÇÃO PÓS PANDEMIA: DESAFIOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Essa pesquisa busca refletir sobre os impactos na educação pós pandemia: desafios para a construção de uma aprendizagem significativa. A finalidade é detectar os impactos da aprendizagem na educação, ocasionada pela pandemia da COVID-19. Uma das questões que movem a construção dessa pesquisa é: Quais os impactos e consequências de aprendizagem na educação, que foram ocasionados devido a pandemia do COVID-19? E quais caminhos podemos tomar para a diminuição dos impactos na aprendizagem pós pandemia? Para este fim, utilizamos a pesquisa bibliográfica, ou seja, a luz de vários teóricos, documentos, decretos e parecer que abordar esta temática. Foi apresentado na primeira parte do artigo, um pouco da história da Covid- 19 e como a pandemia se expandiu para vários países, inclusive aqui no Brasil. Em seguida foi apresentado os desafios que professores e alunos encontraram no período de ensino remoto emergencial: falta de tecnologias, falta de acesso à internet de qualidade e falta de formação adequada para lidar com o ensino remoto. Foi apresentado na segunda parte do artigo, caminhos e orientações para diminuição dos impactos na educação pós pandemia: formação continuada, currículo flexível e autônomo, olhar diferenciado para alunos e pais de alunos, diálogo com toda a comunidade escolar. Por fim, sugere-se um comprometimento maior por parte do poder público, em relação às nossas escolas, investindo em tecnologias, infraestruturas adequadas e que nossos alunos e professores tenham acesso a uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID12313_TB6881_20062023213615.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROZIL DA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "ROZIL DA SILVA" "autor_email" => "rozilgomes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }