VENDAS SEM VENDEDOR: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM MARKETING, VENDAS E LOGÍSTICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PBL) E COLABORATIVA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5731 "inscrito_id" => 17709 "titulo" => "VENDAS SEM VENDEDOR: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM MARKETING, VENDAS E LOGÍSTICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PBL) E COLABORATIVA" "resumo" => "O trabalho apresenta a experiência didática realizada na disciplina de Vendas em uma turma de 7º período de um curso Superior em Administração, em uma faculdade privada no Recife. O objetivo era avaliar a viabilidade econômica e social de implementação de uma nova forma de venda: o autoatendimento não monitorado. Foram adotadas as Metodologias de Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) e Colaborativa que envolveu pesquisa com teste de hipótese; planejamento colaborativo baseado no mix de marketing proposto por McCarthy, os 4 P’s do Marketing; implementação do plano no ambiente da faculdade, com equipes divididas em gerências nas áreas estratégicas de gestão; e avaliação dos resultados, incluindo avaliação do plano e pós-venda, pelos alunos, com orientação da professora. As estratégias pedagógicas aplicadas foram: aulas expositivas e interdisciplinares com recursos audiovisuais e impressos; uso de recursos humanos e técnicas de pesquisa, brainstorming, cooperação, comunicação, produção, logística, vendas e marketing. A avaliação foi contínua e formativa. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando que os alunos conseguiram elaborar e executar um plano de marketing e logística de vendas coerente com a proposta, além de identificar uma tendência comportamental do consumidor favorável ao modelo de vendas testado, que se apresenta como um campo de pesquisa favorável a investigações mais aprofundadas. Os alunos desenvolveram habilidades cognitivas e socioemocionais relacionadas às área das disciplinas envolvidas. As conclusões apontam que a experiência didática foi relevante para o aprendizado dos alunos e para a contribuição acadêmica na área de vendas com autoatendimento não monitorado, cujos estudos eram inexistentes. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos alunos foram relacionados ao tempo disponível para a implementação do projeto, que pode impactar na precisão da avaliação econômica, caso o tempo impacte na manutenção ou não do percentual de perdas alcançado na experiência, o que oportuniza a realização de estudos mais prolongados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17709_TB5731_21082023222059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CAMILA BOMFIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SOUZA" "autor_email" => "barbara.souza@afogados.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98993 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5731 "inscrito_id" => 17709 "titulo" => "VENDAS SEM VENDEDOR: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA EM MARKETING, VENDAS E LOGÍSTICA A PARTIR DAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO (PBL) E COLABORATIVA" "resumo" => "O trabalho apresenta a experiência didática realizada na disciplina de Vendas em uma turma de 7º período de um curso Superior em Administração, em uma faculdade privada no Recife. O objetivo era avaliar a viabilidade econômica e social de implementação de uma nova forma de venda: o autoatendimento não monitorado. Foram adotadas as Metodologias de Aprendizagem Baseada em Projeto (PBL) e Colaborativa que envolveu pesquisa com teste de hipótese; planejamento colaborativo baseado no mix de marketing proposto por McCarthy, os 4 P’s do Marketing; implementação do plano no ambiente da faculdade, com equipes divididas em gerências nas áreas estratégicas de gestão; e avaliação dos resultados, incluindo avaliação do plano e pós-venda, pelos alunos, com orientação da professora. As estratégias pedagógicas aplicadas foram: aulas expositivas e interdisciplinares com recursos audiovisuais e impressos; uso de recursos humanos e técnicas de pesquisa, brainstorming, cooperação, comunicação, produção, logística, vendas e marketing. A avaliação foi contínua e formativa. Os resultados obtidos foram positivos, demonstrando que os alunos conseguiram elaborar e executar um plano de marketing e logística de vendas coerente com a proposta, além de identificar uma tendência comportamental do consumidor favorável ao modelo de vendas testado, que se apresenta como um campo de pesquisa favorável a investigações mais aprofundadas. Os alunos desenvolveram habilidades cognitivas e socioemocionais relacionadas às área das disciplinas envolvidas. As conclusões apontam que a experiência didática foi relevante para o aprendizado dos alunos e para a contribuição acadêmica na área de vendas com autoatendimento não monitorado, cujos estudos eram inexistentes. As dificuldades e os desafios enfrentados pelos alunos foram relacionados ao tempo disponível para a implementação do projeto, que pode impactar na precisão da avaliação econômica, caso o tempo impacte na manutenção ou não do percentual de perdas alcançado na experiência, o que oportuniza a realização de estudos mais prolongados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17709_TB5731_21082023222059.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BÁRBARA CAMILA BOMFIM DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "BÁRBARA SOUZA" "autor_email" => "barbara.souza@afogados.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }