O USO DA FERRAMENTA PHET NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6104 "inscrito_id" => 14316 "titulo" => "O USO DA FERRAMENTA PHET NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O uso de tecnologias digitais tem se destacado como valiosas ferramentas para ensino e aprendizagem, principalmente depois do período da pandemia de COVID19. O nosso objetivo é analisar o ensino e aprendizagem da física utilizando a ferramenta phet. A metodologia utilizada segue uma perspectiva qualitativa, a partir de um Estado do Conhecimento, foi realizada uma pesquisa avançada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), por três palavras-chaves: foram encontrados 18 (dezoito) trabalhos, no primeiro momento foram lidos os resumos dos 18 (dezoitos) trabalhos, e após foram descartados 12 (doze) trabalhos por não estarem alinhados ao objetivo desta pesquisa. E por fim foram selecionados 6(seis) trabalhos como corpus de análise desta pesquisa. A partir dos nossos estudos podemos destacar que o uso das tecnologias digitais no ensino de física segue uma tendência de tornar o ensino acessível e flexível, a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes em uma perspectiva colaborativa e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14316_TB6104_20112023203941.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR ARRUDA DE FIGUEIRÔA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR ARRUDA" "autor_email" => "artur.arruda@estudante.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99281 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6104 "inscrito_id" => 14316 "titulo" => "O USO DA FERRAMENTA PHET NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR." "resumo" => "O uso de tecnologias digitais tem se destacado como valiosas ferramentas para ensino e aprendizagem, principalmente depois do período da pandemia de COVID19. O nosso objetivo é analisar o ensino e aprendizagem da física utilizando a ferramenta phet. A metodologia utilizada segue uma perspectiva qualitativa, a partir de um Estado do Conhecimento, foi realizada uma pesquisa avançada na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), por três palavras-chaves: foram encontrados 18 (dezoito) trabalhos, no primeiro momento foram lidos os resumos dos 18 (dezoitos) trabalhos, e após foram descartados 12 (doze) trabalhos por não estarem alinhados ao objetivo desta pesquisa. E por fim foram selecionados 6(seis) trabalhos como corpus de análise desta pesquisa. A partir dos nossos estudos podemos destacar que o uso das tecnologias digitais no ensino de física segue uma tendência de tornar o ensino acessível e flexível, a partir das necessidades de aprendizagem dos estudantes em uma perspectiva colaborativa e ativa." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID14316_TB6104_20112023203941.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR ARRUDA DE FIGUEIRÔA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR ARRUDA" "autor_email" => "artur.arruda@estudante.uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }