PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS COMO TEMA DE ELETIVA DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101109 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8802 "inscrito_id" => 25425 "titulo" => "PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS COMO TEMA DE ELETIVA DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) são plantas cujo consumo caiu em desuso. Apenas uma pequena parcela das plantas comestíveis é consumida atualmente. As PANC’s não são comercializadas, tendo o seu potencial nutricional negligenciado. No passado algumas delas eram consumidas com frequência, mas com o passar dos anos, com a urbanização, as pessoas ficaram sem espaço para cultivar em uma horta, passando a ter uma alimentação restrita a alimentos comercializados, e muitas plantas antes usadas na alimentação foram substituídas por outros alimentos. Nesse sentido este trabalho é um relato de experiência sobre uma unidade curricular eletiva, que visa apresentar as PANC’s aos estudantes do ensino médio. A referida experiência foi executada numa escola estadual de Ensino Médio (EREM João Cleofas de Oliveira, Vitória de Santo Antão, PE), juntamente com a UFPE (CAV), com 35 alunos inscritos, com objetivo de promover a valorização da alimentação saudável visando a soberania alimentar visto que as PANC’s possuem um alto valor nutricional e demandam um baixo investimento com insumos no cultivo e uma diversificação na alimentação. A eletiva possibilitou o contato direto dos estudantes com as plantas durante as aulas, que chamaram atenção e promoveram o interesse dos alunos. Foram feitas observações das plantas frescas em aula, observação e reconhecimento das plantas na horta escolar, plantio de mudas, pesquisas sobre informações nutricionais e receitas, e produção de algumas receitas. O desenvolvimento dessa temática acaba atingindo a família e comunidade onde o aluno está inserido, promovendo a troca de conhecimentos entre várias gerações fora da escola. Ao final do semestre, a eletiva produziu uma culminância, apresentando adaptações de jogos com tema PANCs, apresentação de benefícios nutricionais, distribuição de mudas e degustações de receitas produzidas pelos estudantes. Esta proposta de eletiva pode ser expandida para outras escolas estaduais, resgatando a valorização da cultura alimentar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25425_TB8802_18112023193206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE BATISTA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.batistapinheiro@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101109 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8802 "inscrito_id" => 25425 "titulo" => "PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS COMO TEMA DE ELETIVA DO ENSINO MÉDIO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "As plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) são plantas cujo consumo caiu em desuso. Apenas uma pequena parcela das plantas comestíveis é consumida atualmente. As PANC’s não são comercializadas, tendo o seu potencial nutricional negligenciado. No passado algumas delas eram consumidas com frequência, mas com o passar dos anos, com a urbanização, as pessoas ficaram sem espaço para cultivar em uma horta, passando a ter uma alimentação restrita a alimentos comercializados, e muitas plantas antes usadas na alimentação foram substituídas por outros alimentos. Nesse sentido este trabalho é um relato de experiência sobre uma unidade curricular eletiva, que visa apresentar as PANC’s aos estudantes do ensino médio. A referida experiência foi executada numa escola estadual de Ensino Médio (EREM João Cleofas de Oliveira, Vitória de Santo Antão, PE), juntamente com a UFPE (CAV), com 35 alunos inscritos, com objetivo de promover a valorização da alimentação saudável visando a soberania alimentar visto que as PANC’s possuem um alto valor nutricional e demandam um baixo investimento com insumos no cultivo e uma diversificação na alimentação. A eletiva possibilitou o contato direto dos estudantes com as plantas durante as aulas, que chamaram atenção e promoveram o interesse dos alunos. Foram feitas observações das plantas frescas em aula, observação e reconhecimento das plantas na horta escolar, plantio de mudas, pesquisas sobre informações nutricionais e receitas, e produção de algumas receitas. O desenvolvimento dessa temática acaba atingindo a família e comunidade onde o aluno está inserido, promovendo a troca de conhecimentos entre várias gerações fora da escola. Ao final do semestre, a eletiva produziu uma culminância, apresentando adaptações de jogos com tema PANCs, apresentação de benefícios nutricionais, distribuição de mudas e degustações de receitas produzidas pelos estudantes. Esta proposta de eletiva pode ser expandida para outras escolas estaduais, resgatando a valorização da cultura alimentar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID25425_TB8802_18112023193206.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE BATISTA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.batistapinheiro@uf" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }