A americanização em solo brasileiro data de um pouco antes da década de 30, o que se acentuou durante o governo de Getúlio Vargas, momento em que a sociedade brasileira se via consumindo uma cultura estadunidense, fosse em roupas, comidas, arte, etc. Dentro desse contexto, este trabalho tem objetivo de discutir a americanização dentro do ensino básico brasileiro, para isso, o objeto de pesquisa é o Novo Ensino Médio, reforma bastante debatida desde 2012, pois trata-se de uma grande mudança que ainda deixa muitos questionamentos sobre seu funcionamento e seus verdadeiros objetivos, continuando a dividir opiniões entre políticos, educadores e alunos. Afim de compreender a relação entre o objeto de estudo e a base teórica, sendo ela a americanização, a base metodológica adotada foi os discursos em defesa do novo modelo de ensino, proferidos pelo político Medonça Filho (UNIÃO), sendo ele o Ministro da Educação no governo de Michael Temer, período em que foi aprovado a medida provisória 746/2016 a qual implantava o Novo Ensino Médio nas escolas públicas brasileiras. Os discursos serão analisados com base em estudos linguísticos, o projeto de pesquisa compreende que esses proferimentos projetado pelo ex ministro possui um impacto não só discursivo e ideológico, mas também material no que tange o desenvolvimento da educação pública brasileira.